Cultura: Tribuna enfatiza a importância de uma audiência pública

por vca — publicado 18/04/2012 00h32, última modificação 11/03/2016 09h09
17/04/2012

A necessidade de mais avanços na cultura e de políticas públicas que deem apoio cultural voltou a ser tema da tribuna livre na reunião ordinária dessa terça-feira (17).

A Presidente da Lira Santa Rita, Priscila Daniela Ladeira falou sobre a banda, que no próximo dia 22 completa 90 anos de história. Segundo Priscila, a Lira surgiu de uma iniciativa da família Santana, que queria uma banda que pudesse abrilhantar as festividades da cidade. Com o aumento do número de componentes da banda de música, foi doado a instituição uma sede. “Ao completar 90 anos queremos destacar a importância desta instituição e voltar a oferecer apresentações musicais diversas para a população viçosense”, disse.

A banda passou por muitas dificuldades, segundo a presidente, que causou a saída de muitos músicos. “É complicado conseguir transporte para que a banda participasse de encontros de bandas, tão importante para a sobrevivência da cultura de banda em Minas Gerais”, relatou Priscila.

“Atualmente, no que se refere a políticas públicas para a cultura, especialmente para a Lira, os desafios são muitos. Acredito que as dificuldades se repetem em muitas entidades culturais em Viçosa. E muitas vezes é devido a ausência de políticas públicas pensadas, criadas e executadas a fim de fortalecer a identidade cultural da cidade”, falou. Priscila também sugeriu que uma audiência pública pudesse acontecer para tratar da produção cultural viçosense e que inclua todas as manifestações culturais.

Também na tribuna livre, se manifestou Geraldo Luis Andrade, que retornou para enfatizar sobre o Plano de Cultura para a cidade. “Não podemos perder essa oportunidade, Viçosa tem demanda para isso. Vim aqui pedir a vocês que sensibilizem-se com a causa de nós artistas , da área cultural”, disse Geraldo, considerando que a cultura está na questão do embasamento do cidadão.

O Programa de Fortalecimento Institucional pela implementação do Sistema de Cultura também foi citado novamente. O programa prevê o apoio a estados e municípios na elaboração de seus Planos de Cultura.

A relevância de uma audiência pública para tratar o tema também fez parte da fala de Geraldo.

O Líder do Prefeito na Casa, Vereador Marcos Arlindo Pereira (PV) encaminhou a secretaria a solicitação para a audiência pública, que terá data na próxima reunião.