Parlamento Jovem: Câmara e UFV realizam lançamento

por vca — publicado 04/04/2012 14h36, última modificação 11/03/2016 09h09
03/04/2012

Com o objetivo de estimular a formação política dos jovens e criar espaços institucionais de interlocução da sociedade civil com o Legislativo. Aconteceu nesta terça-feira (3), no Plenário da Câmara municipal de Viçosa, o lançamento oficial do Projeto Parlamento Jovem 2012. Sendo o tema “Educação Cidadã”, as Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat) e Raul de Leoni; e o Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) são as participantes deste ano, totalizando aproximadamente 60 alunos envolvidos com o projeto.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) agradeceu a importante parceria entre a Câmara, através da Escola do Legislativo e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), por meio dos professores (coordenadores do Projeto) e alunos (monitores) do Departamento de Ciências Sociais.

Ele também ressaltou a relevância do projeto para os estudantes. “O programa é um espaço aberto para discussão no Poder Legislativo, e o objetivo principal é mostrar aos alunos a necessidade de conscientização política e participação efetiva no processo democrático. Além de despertar o interesse dos estudantes para a organização da sociedade civil”.

Em seguida, a monitora do Parlamento Jovem, estudante da UFV, Mariane Silva fez a apresentação do que é o projeto. Ela explicou que esse ano o programa conta com conta com 8 monitores e 3 coordenadores, sendo 2 professores do Departamento de Ciências Sociais, Daniela Rezende e Diogo Tourino, e a Diretora da Escola do Legislativo, Mônica Bernardi.

Mariane ainda comentou os subtemas que serão debatidos: participação coletiva no espaço da escola; a função das redes virtuais na formação cidadã; diversidade cultural: gênero, sexualidade e etnia.

O representante das Escolas, Vice-diretor do Esedrat , Fabiano Lima agradeceu a oportunidade da escola poder participar do projeto por mais um ano da sua edição.  “O programa abriu a percepção dos alunos para a participação política, os alunos tem melhorado seu debate e temos percebido que estamos alcançando um resultado positivo”.

Ele ainda destacou a relevância do tema deste ano. “O tema despertou uma curiosidade maior, a participação dos jovens será de tamanho empenho no debate político desse ano devido à eleição”.

A Chefe do Departamento de Ciências Sociais, da UFV, Nádia Dutra,  salientou a parceria. “Eu vejo que o empenho dos professores, da Câmara e dos monitores possibilitam o trabalho e a proximidade que contribui na formação dos estudantes. Outro ponto de destaque é que trabalhamos com esse projeto de extensão além dos muros da UFV, que contribui não só para a formação dos universitários, como também dos estudantes das escolas participantes”.

A Professora da UFV, e coordenadora do Projeto, Daniela Rezende destacou o trabalho que vem sido desenvolvido ao longo de 3 anos de edição do projeto. “Esse é o terceiro ano que desenvolvemos esse projeto, e como o desafio tem se tornado permanente é cada vez mais estimulante e sempre com grandes realizações. É um projeto que envolve um investimento pessoal no sentido da formação política dos jovens e de criar espaços na participação deles na política. Gostaria de agradecer a participação de todos que estão envolvidos com este projeto”.

O representante da Escola do Legislativo, da Assembléia Legislativa de Minas (ALMG), professor Raphael Olivé explanou sobre o tema escolhido. “Este tema foi pensado na Geração Y que é formada por jovens com espírito mais individualista colocando-os a pensar no coletivo, como requer a prática da cidadania. O grande desafio desse tema é tratar sobre a educação cidadã, que primeiramente olha para o outro”.

Além dos já mencionados, participaram do lançamento os demais Vereadores; a Diretora da Escola do Legislativo, Mônica Bernardi; o Professor da UFV e Coordenador do projeto, Diogo Tourino; o Diretor do Coluni, Professor Hélio Paulo Pereira; Supervisores do Esedrat; monitores e alunos participantes do projeto.