Tribuna Livre: Moradores pedem melhorias

por vca — publicado 04/04/2012 15h22, última modificação 11/03/2016 09h09
03/04/2012

Na reunião ordinária desta terça-feira (3), alguns moradores utilizaram a tribuna livre para pedir bem-feitorias para seus bairros e o município em geral.

Vicente de Castro, representante do bairro Vale do Sol, apresentou algumas queixas em nome da comunidade. Segundo ele, o bairro não tem uma rede pluvial e um abaixo assinado já foi entregue solicitando-a. Vicente falou do problema de algumas ruas, como a São Dimas, que tem muitos buracos, onde se acumula água por dias quando chove. “O acúmulo de água causa mofos nas residências próximas. É um sério problema”, afirmou.  Completou comentando as dificuldades que as Associações de Moradores enfrentam: “Quando entramos na associação achamos que tudo vai dar certo e vamos resolver todos os problemas, mas não é bem assim...  por isso estamos aqui pedindo para que alguma melhoria possa ser feita no Bairro”, disse.

O Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador João Batista Teixeira (PR) disse compartilhar do mesmo sentimento que Vicente. “É uma decepção achar que se pode resolver tudo, foi a minha decepção também. É difícil realmente, mas a tribuna está aqui e você está exercendo sua função de cidadão”, comentou.

Fernando Teixeira Celso, morador do bairro João Brás, também fez pedidos para seu bairro. Com 32 fotos tiradas por ele, Fernando pode mostrar aos vereadores os problemas da comunidade. Segundo ele, algumas ruas estão em situação delicada e os carros estão com dificuldade para trafegar. Além das ruas, Fernando contou que não há sinalização na escola do Bairro e o ônibus escolar tem dificuldade para chegar até lá. “O Bairro está enfrentado uma série de problemas, está precisando de assistência. Que essa Casa possa olhar para nossa comunidade que tanto necessita”, finalizou.

Geraldo Andrade usou a tribuna para relembrar a Audiência Pública sobre as festas na cidade. Mas ressaltou que as festas são apenas uma porcentagem de entretenimento. “A cultura realmente acaba não acontecendo. Sou músico, e essas festas são muitas vezes a única oportunidade de exibir nosso lado artístico”, disse. Geraldo falou que há pouco tempo soube do orçamento destinado à cultura no município. Geraldo o considerou “pequeno para uma cidade tão diversificada”.

O Programa de Fortalecimento Institucional pela implementação do Sistema de Cultura também foi comentado por Geraldo. O programa prevê o apoio a estados e municípios na elaboração de seus Planos de Cultura. Deixou ao final uma sugestão para que se pudesse ser feita uma Audiência Pública para tratar da cultura no município.

O Presidente afirmou que verificará a possibilidade de uma audiência para debater o assunto, devido a relevância do tema.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) parabenizou Geraldo por sua fala: “Nosso município está precisando de políticas públicas de cultura. Conte conosco!”, falou.

O Vereador Marcos Nunes (PT) ressaltou a importância de todos que vão à tribuna reivindicar: “Nós vemos a angústia principalmente dos moradores ou representantes das Associações. Nós passamos pelas ruas, vemos os problemas, fazemos indicações, mas é algo que não depende somente de nós”, disse. Relativo a Audiência Pública, Marcos sugeriu que a comissão designada para fazer as devidas correções no Código Civil seja maior. “Acho que precisamos de uma comissão mais bem representada”, afirmou.

O Líder do Prefeito na Casa, Vereador Marcos Arlindo Pereira (PV) afirmou que o abaixo-assinado mencionado por Vicente foi entregue ao Executivo. "Falta recurso financeiro, e isso é uma pena”, relatou.  Marcos Arlindo ainda fez questão de citar algumas melhorias do bairro João Bras. Segundo o vereador, foi feito meio-fio, parte da rede pluvial e um Posto de Saúde da Família (PSF). “Não falta planejamento na Prefeitura, temos projetos, não temos recursos financeiros”, reiterou.