Estradas rurais: Condições precárias são discutidas

por vca — publicado 10/05/2012 10h27, última modificação 11/03/2016 09h09
08/05/2012

Com o plenário cheio e manifestação pacífica, por parte da população, o produtor rural da comunidade Vista Alegre, e representante da Associação Desejo de Vencer, Nilson Pires Magalhães (foto) fez uso da tribuna, na reunião ordinária desta terça-feira (8), para reivindicar melhorias para as estradas da comunidade.

O produtor rural relatou as condições precárias das estradas de terra que ligam a comunidade rural às áreas urbanas do município. “As estradas estão mal construídas e mal conservadas, há falta de manutenção, o que tem causado diversos problemas para nossa comunidade”.

Ele destacou que a situação da estrada tem prejudicado o transporte escolar, além de problemas econômicos, sociais e ambientais. “Provocam erosões graves nas lavouras, nas pastagens e ao meio ambiente, acidentes, elevam o custo do transporte da produção e diminuem a qualidade dos produtos, bem como aumenta o tempo para percorrer pequenas distâncias”.

E completou: “as estradas rurais bem conservadas permitem o trânsito das pessoas, escoam a nossa produção agropecuária, enfim são importantíssimas para garantir a permanência da população na zona rural, evitando o esvaziamento do campo e garantindo a preservação do meio ambiente”.

Nilson Pires salientou a importância da agricultura praticada na comunidade, como sendo uma das mais atuantes de Viçosa, principalmente pelo grande volume de sua produção.

E ainda comentou que quando chove é praticamente impossível sair da propriedade. “Os produtores não vendem sua produção para o mercado, as crianças não podem ir à escola e pessoas doentes não podem ser transportadas”.

“Estamos aqui para solicitar o empenho do poder público em atender nossas reivindicações e melhorar as condições e manutenção contínua de nossas estradas”, finalizou.

Também moradora da comunidade Vista Alegre, Nazaré da Silva Freitas se pronunciou a respeito do transporte escolar e também relatar o fato do fechamento da Escola Municipal da comunidade.

Nazaré refutou a falta do transporte escolar devido às condições da estrada. “Devido a falta de transporte, ocorre ausência dos alunos nas escolas e pelo fato de terem que andar quilômetros a pé para chegarem a área urbana, consequentemente nossos jovens tem perdido o interesse em continuar na zona rural e também há uma desistências dos estudos. Pedimos que sejam tomadas providências”.

O secretário municipal de agricultura, José Antônio Gouveia participou das discussões. “Estamos trabalhando e fazendo o possível, existem outras comunidades rurais reivindicando. Lamento junto a vocês o fato da zona rural ter sido abandonada e estamos tentando mudar isso. Já foi feita a licitação para cascalho. Sabemos que quem reivindica sabe dar valor, e é uma grade satisfação conviver com uma comunidade organizada”, ressaltou.

Ao final das discussões crianças da comunidade Vista Alegre, entregaram ao Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) e ao Secretário da Mesa Diretora, Antonio Elias (PR) uma cesta com os alimentos produzidos pela comunidade (foto).

Os vereadores comentaram acerca do assunto. O Vereador Marcos Arlindo (PV) salientou: “a deficiência está em não ter caminhões para colocar o cascalho e compactar, mas é necessário encontrar uma solução para as estradas da zona rural, além de que o transporte escolar deve ser prioridade para os alunos de comunidades rurais”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) pontuou: “é necessário que o Executivo faça um planejamento de quanto custa cuidar de aproximadamente 600 km de estrada rural do nosso município, não temos máquinas e nem equipes para trabalhar nas estradas, mas precisamos encontrar um solução. Nossa alimentação depende dos agricultores, parabenizo a organização e a manifestação pública e civilizada que a comunidade da Vista Alegre faz hoje em cobrar aquilo que realmente precisa”.

Complementando a fala do seu colega, o Vereador Ângelo Chequer (PSDB) destacou: “tem que ser criada uma Secretaria para cuidar das estradas da Zona Rural, é necessário a manutenção e isso é algo mínimo, temos que cobrar uma atitude do Executivo. Somente jogar cascalho não resolve o problema, precisa fazer uma terceirização do serviço para que empresas possam conservar essas estradas”.