Parlamento Jovem realiza Plenária Municipal

por vca — publicado 28/05/2012 17h48, última modificação 11/03/2016 09h09
25/05/2012

Com discussões voltadas para o tema central “Educação Cidadã”, participantes do Projeto Parlamento Jovem Viçosa 2012, das Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat) e Raul de Leoni; e do Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) se reuniram na quinta-feira (24) e na sexta-feira (25) para a realização da Plenária Municipal na Câmara.

Na quinta-feira, os alunos participaram dos Grupos de Trabalho, divididos em três subtemas: diversidade cultural - gênero, raça/etnia e sexualidade; participação coletiva no espaço da escola; função das redes virtuais na formação cidadã; para discutirem e elaborarem propostas que foram votadas na Plenária Municipal, que ocorreu na sexta-feira.

Durante a Plenária, o Vice-presidente da Casa, Vereador Luís Eduardo Salgado (PDT) se pronunciou destacando a importância da educação. “Os professores são a luz do ensino e da educação. Só o amor e a educação conseguem colocar todos no mesmo patamar. Vocês jovens são exemplos para o nosso município e acreditamos em vocês”.

A Coordenadora do projeto pela UFV, e Professora do Curso de Ciências Sociais, Daniela Rezende, salientou o trabalho desenvolvido pelo Parlamento Jovem. “As propostas relacionadas com o tema Educação Cidadã foram elaboradas com compromisso. Agradeço aos monitores pelo trabalho e aos alunos pela seriedade na participação, além da parceria estabelecida pela Câmara e a UFV aproximando o Legislativo dos jovens”.

A representante da Escola do Legislativo na Casa, Vereadora Cristina Fontes (PMDB) enfatizou: “estamos satisfeitos de estarmos participando e acompanhando de perto este projeto. O Parlamento Jovem é uma oportunidade de crescimento como cidadãos para os jovens do nosso município, e são eles o nosso futuro”.

O Vice-prefeito do município, Dirceu Teixeira também ressaltou: “sem dúvida é muito importante discutirmos a educação. É uma chance para os jovens e espero que sirva para contaminar a cidadania não só aos participantes, como a todos os jovens do nosso município e também do país”.

Representando as escolas participantes, a Diretora da Escola Estadual Raul de Leoni, Miriam Aparecida Fialho agradeceu a oportunidade dada aos alunos. “Temos um imenso prazer em participar desta edição. O projeto é muito gratificante, por tudo que aprendemos e espero que continue”.

Em seguida, os relatores e coordenadores dos Grupos de Trabalho, e a Presidente da Plenária Municipal assumiram os trabalhos, em que foram lidas e colocadas em discussão as propostas, para realização da votação.

Propostas Aprovadas

Foram aprovadas três propostas, sendo uma de cada subtema: do subtema diversidade cultural - gênero, raça/etnia e sexualidade- ter como atividade mensal os vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, visitas às escolas do município, em que falarão brevemente sobre as efetividades e as metas a serem alcançadas para o próximo mês, além de esclarecerem como os trabalhos na CMV são feitos. Os representantes devem verificar a infra-estrutura da escola, e que estes tenham um prazo para solucionar os problemas;

participação coletiva no espaço da escola- aperfeiçoar os espaços e recursos já existentes, como a aula de educação sexual. Que nesses espaços sejam discutidas questões além do uso de camisinha e outros preservativos, transmissão de DST’s e que sejam explicitadas questões mais complexas;

função das redes virtuais na formação cidadã - destinação de verbas do governo estadual para a criação e manutenção de uma rádio comunitária, não só dentro da escola, mas para toda a sociedade, bem como a criação de uma TV pública. Esses veículos de comunicação devem ser controlados por escolas do estado e não pelo governo.

As propostas aprovadas foram entregues ao Vereador Marcos Nunes (PT), que representou o Legislativo municipal e serão encaminhadas a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para a formulação de um documento com as propostas dos outros municípios participantes do projeto. A Plenária Estadual acontece nos dias 28 e 29 de junho, em Belo Horizonte.

Ao final da Plenária, os participantes votaram os delegados que irão representar o Parlamento Jovem de Viçosa na Plenária Estadual. Foram eleitos os seguintes participantes: Gabriele de Paula e Otávio Lacerda, do Coluni; Isabella Oliveira e Geizielle Silva, da Escola Raul de Leoni; Carlos Henrique Valadares, Nathanny Rosa Dias e Kamila Vieira, do Esedrat.

Além dos já citados, participaram também da Plenária, o Secretário da Mesa diretora da Casa, Vereador Antonio Elias Cardoso (PR); os Vereadores Marcos Arlindo (PV); Lidson Lehner (PR); a Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFV, Nádia Dutra de Souza; o Coordenador do Curso de Ciências Sociais da UFV, Professor Douglas Mansur; o também Coordenador do Parlamento Jovem pela UFV, Professor Diogo Tourino; a Diretora da Escola do Legislativo da Câmara de Viçosa, Mônica Bernardi; e o Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Tancredo Almada Cruz.