Vereador relata denúncias

por vca — publicado 30/05/2012 11h44, última modificação 11/03/2016 09h09
29/05/2012

O Vereador Ângelo Chequer (PSDB), na reunião ordinária desta terça-feira (29) fez uso da Tribuna para tratar de denúncias recebidas com relação ao tratamento e uso de autoridade do Policial Militar, Cabo Klinger.

Durante seu pronunciamento, o Vereador pontuou fatos que foram relatados a ele por membros da sociedade civil. “Os cidadãos reconheceram que estavam errados e que realmente deveriam ser multados, a crítica é com relação à abordagem feita por este policial”.

Ele salientou: “a população tem narrado com indignação o excesso de abuso de poder e a falta de respeito do policial na abordagem”.

Ângelo pontuou que estudou a lei de n° 14.310, de 19 de junho de 2002, que dispõe sobre o Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Minas Gerais. “A lei é clara, no art. 9°, inciso III, fala que o policial deve respeitar a dignidade da pessoa humana, e no inciso VIII, o militar deve ser discreto e cortês em suas atitudes, maneiras e linguagem e observar as normas da boa educação. Além de que no art. 13° são consideradas transgressões disciplinares de natureza grave, casos como citado, no inciso V, ofender ou dispensar tratamento desrespeitoso, vexatório ou humilhante a qualquer pessoa”.

E completou: “já está previsto no código de ética da Polícia o respeito ao cidadão. Dessa forma o que nós queremos é que este policial cumpra a ética com a população. Deixo aqui o meu repúdio e espero que o caso seja investigado de maneira correta e as providências cabíveis sejam tomadas”.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) salientou: “somos representantes do povo e estamos recebendo denúncias repetitivas por parte da população com relação à forma que estão sendo abordadas”.

Ele ainda comentou que encaminhou a Polícia Militar um abaixo-assinado contendo aproximadamente 1.000 assinaturas referentes a esse fato. “A Câmara encaminha todo o ofício a entidade responsável. Hoje recebemos uma correspondência com novas denúncias a respeito do tratamento de policiais, todo o material será dirigido a Corregedoria de Polícia Militar do Estado de Minas Gerais para que providências sejam tomadas dentro da corporação”.