Vereadores prestam homenagem ao Comandante da Polícia Militar do município

por vca — publicado 30/05/2012 11h10, última modificação 11/03/2016 09h09
29/05/2012

Por meio do requerimento de n° 021/2012, de autoria do Presidente da Casa, Vereador João Batista Teixeira (PR), foram enviados convites ao Comandante da 97ª Cia de Polícia Militar, Major Almir Cassiano de Almeida e ao Delegado de Polícia, José Donizete Teixeira, para participarem da reunião ordinária desta terça-feira (29) e apresentarem sobre o estudo elaborado em conjunto pelas Polícias Civil e Militar, para a promoção da Companhia Especial em Companhia Independente e a Delegacia de Polícia em Delegacia Regional.

O Delegado enviou à Casa uma correspondência, justificando que devido compromissos pré-agendado na mesma data ficaria impossibilitado de comparecer. Reiterou ainda sua estima e consideração com o Legislativo Municipal.

Prestigiando o momento, o Tenente Coronel Carlos José Bratiliere, presente na reunião, foi convidado a compor mesa juntamente com o Major.

Em sua fala, o Major ressaltou o respaldo do Legislativo ao corpo policial do município e agradeceu imensamente todo o apoio. A partir de julho o Major Almir se afastará de suas atividades devido à aposentadoria. “O trabalho que realizei em Viçosa durante esses dois anos e quatro meses não teria essa eficiência se não tivesse o apoio da Câmara. Espero que essa facilidade de relacionamento se perdure”, afirmou.

O Comandante da 97ª Cia de Polícia falou sobre o estudo técnico feito de maneira integrada dos policias. Primeiramente, destacou a importância de estrutura física e recursos humanos para o avanço da instituição. Para o estudo, foram necessárias análises de diversos fatores para que seja viável a promoção da Companhia e da Delegacia Civil. Foram três possibilidades analisadas, essas já tiveram conclusões por parte da instituição, mas ainda não há decisões. As possibilidades eram: promoção da 97ª Cia de Polícia Militar em Batalhão de Polícia Militar e a Delegacia de Polícia Civil em Delegacia Regional; promoção da Cia em Cia Independente de Polícia Militar e da Delegacia em Delegacia Regional; e manutenção da atual sistema com preenchimento de efetivo.

Uma Cia Independente, segundo o Major, não requer toda a estrutura administrativa que um Batalhão demanda. “Buscamos entender um pouco da estrutura de segurança pública de Minas Gerais e de Viçosa, estudamos toda a situação. A proposta inicial é a segunda”, disse. Major Almir ressaltou outro levantamento, indicando que dos 13 municípios mineiros que possuem uma universidade federal, somente Viçosa não possui uma Delegacia Regional.

Ao findar sua fala, o Major agradeceu aos comandantes que acreditaram em seu trabalho e que delegaram na certeza que podiam confiar. “Eu agradeço a todos, em especial aos legisladores de Viçosa e a todos os policias militares da Cia, que com compromisso e dedicação se subordinaram ao comando, e em momento nenhum, mesmo sendo exigidos à exaustão, deixaram de fazer o trabalho com responsabilidade. Vai ser muito difícil na hora da despedida”.

HOMENAGEM

Com uma singela homenagem em reconhecimento aos serviços prestados pelo Major Almir Cassiano de Almeida, por meio do requerimento de n° 023/2012, de autoria da Vereadora Cristina Fontes e assinado pelos demais, os legisladores entregaram moção de congratulação e placa de homenagem em agradecimento e prestígio ao Major Almir, pelo trabalho de segurança pública realizado na comunidade viçosense durante o período em que esteve à frente do Comando da 97ª Cia de Polícia Militar.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) leu a moção, com uma breve biografia e dedicou a ele algumas palavras. “Essa Casa sente-se honrada em prestar esta singela homenagem a este homem que soube dignificar sua profissão, dando exemplos de cidadania e civismo deixando a marca de sua personalidade em todos os trabalhos desenvolvidos junto à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. Major você deixará saudades, agradeço todo o apoio e trabalho no fortalecimento dos conselhos municipais”.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) salientou: “agradeço pelo empenho e trabalho frente à segurança pública do nosso município”.

O Tenente Coronel Carlos Bratiliere também dedicou algumas palavras ao Major Almir. “Nós temos excelentes pessoas fieis na 97ª Cia da Polícia Militar, e sem dúvidas uma delas, é o major. Pelo trabalho, capacidade, competência e responsabilidade em suas empreitadas. Cumprimento por sua dedicação a segurança em prol da comunidade de Viçosa e região”.

Ele ainda destacou a parceria da Câmara com a Polícia Militar. “Essa Casa tem uma responsabilidade social e dão apoio a todas as atividades de segurança pública, como um todo, que essas iniciativas possam permanecer”.

Os demais vereadores agradeceram a oportunidade de prestar homenagem ao Major Almir e destacaram seu compromisso e responsabilidade com a segurança pública do município.