Comissão participa de reunião no Fórum

por vca — publicado 04/06/2012 18h44, última modificação 11/03/2016 09h09
01/06/2012

Logo após a Audiência Pública de Enfrentamento do Crack, o Presidente da Comissão Especial da Assembléia Legislativa de Minas (ALMG), Deputado Paulo Lamac (PT) se reuniu no Fórum com representantes do Judiciário, da Polícia Civil e Militar, do Executivo e do Legislativo municipais por meio dos Vereadores Cristina Fontes (PMDB) e Lidson Lehner (PR) – sendo a vereadora Presidente da Comissão Especial de Enfrentamento do Crack e outras drogas em Viçosa e o vereador membro da mesma.

Em função das más condições climáticas, o avião que trazia o deputado não conseguiu pousar em nenhuma localidade da região, o impossibilitando de participar da Audiência. A reunião aconteceu para que os devidos repasses, propostas, sugestões e questionamentos pudessem ser feitos.

Paulo Lamac fez um breve balanço sobre a situação do Estado com relação ao problema, e falou das peculiaridades de algumas cidades. As ações da ALMG também foram expostas juntamente com todo o processo da realização de Audiências Públicas em todo Estado.

Uma das próximas iniciativas da Assembléia será a realização de uma marcha para chamar a atenção para o combate ao crack e outras drogas. Atento ao importante papel da educação nesse processo, o deputado também solicitou a ALMG uma audiência pública para debater o papel da educação no combate à droga e na reinserção social de seus usuários. Segundo Paulo, uma nova comissão será criada pelo Governo do Estado para fazer o mapeamento das internações compulsórias de usuários no Estado devido a constatação da falta de centros de atenção psicossocial capazes de oferecer espaço para os pacientes.

Com relação a outros municípios, o Presidente da Comissão Especial citou diversos malefícios enfrentados pela população diante do tema. Em muitas delas, a violência é a maior preocupação.

A escola em tempo integral, maior coesão social e humanização na relação com o usuário, promoção de tratamentos, o acompanhamento de ex-dependentes, o trabalho instersetorial e as parcerias entre entidades e instituições envolvidas na prevenção e combate às drogas foram algumas alternativas apontadas na reunião.

O deputado afirmou não ser possível pensar políticas públicas de redução do consumo da droga e de recuperação dos dependentes sem envolver a educação. “Ela está diretamente relacionada a pelo menos três dos eixos temáticos da comissão, que são prevenção, tratamento, reinserção social, repressão qualificada e financiamento ao enfrentamento”, enfatizou.

O judiciário contribuiu na discussão com sugestões, questionamentos e situou os demais das condições que afligem Viçosa.

O Promotor de Justiça da Comarca de Viçosa, Wilson Penin Couto, destacou a questão do acompanhamento ao ex-usuário. “Sabemos que a recaída é muito fácil de acontecer, não adianta haver esse tratamento em clínicas se depois não pudermos evitar que essa pessoa tenha uma recaída”, disse.

A Juíza Diretora do Foro da Comarca de Viçosa em Substituição, Adriana Fonseca Mendes, afirmou estudar o assunto há algum tempo e já se envolveu com um projeto para usuários. “É necessário e imprescindível que todos os poderes se unam na luta contra as drogas. O trabalho desenvolvido pela Polícia Militar de prevenção é um programa forte e que dá resultados”, enfatizou.

Todo o trabalho realizado pelo Deputado e pela ALMG deve resultar num relatório a ser encaminhado ao Governo Estadual, com propostas colhidas nas diversas regiões do Estado.

Além dos já mencionados, o Poder Jurídico de Viçosa também foi representado pela Juíza do Juizado Especial, Rosângela Fátima de Freitas; pela Juíza da 1ª Vara Cível, Giovanna Travenzolli Abreu Lourenço; e pelo Promotor de Justiça da Comarca de Viçosa, Gabriel Pereira de Mendonça.