Patrimônio: Vereador propõe Tombamento da Lira Santa Rita

por CamaraMunicipal — publicado 13/06/2012 09h38, última modificação 11/03/2016 09h09
12/06/2012

“A cada nota aprendida, a cada nova amizade, a cada sorriso revelado percebemos vidas sendo transformadas”, destacou a Presidente da Lira Santa Rita, Priscila Daniele Ladeira, emocionando os músicos e vereadores presentes.

Na reunião ordinária desta terça-feira (12) a Lira recebeu uma singela homenagem na Casa, e foi proposto também pelo Vereador Ângelo Chequer (PSDB), por meio da indicação de n⁰ 146/2012, assinada pelos demais vereadores, que o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico preceda ao tombamento da Lira Santa Rita como patrimônio cultural imaterial.

12/06/2012 - Lira(Todos)

Ângelo justificou que “muitos jovens e adultos já passaram pela Lira, e por meio da música deixaram de conhecer lados negativos da vida. Temos que reconhecer e aplaudir este trabalho da Lira para nossa comunidade”.

Durante a reunião, a presidente da Lira recebeu uma moção, de autoria do Vereador Lidson Lehner (PR) e uma placa de homenagem à instituição pela comemoração de mais um aniversário da Banda e também pelos relevantes serviços prestados ao município.

O Vereador Lidson Lehner destacou a tradicional história da Banda e o projeto social que oferece aulas de teoria e prática musical para crianças, adolescentes e adultos. “A Lira merece esta homenagem em reconhecimento a herança cultural que é para a cidade e também pelo valor social dos projetos desenvolvidos na instituição para a nossa população”.

Com um discurso emocionante, a Presidente da Lira, agradeceu a homenagem e o reconhecimento. “A homenagem deve-se àqueles que se dedicaram para que a Banda Lira Santa Rita vencesse desafios, resistisse ao tempo e se consolidasse como um bem cultural na história de Viçosa. Agradecemos a todas essas pessoas e às musicistas e músicos que hoje tocam por amor à música e asseguram a continuidade da história da banda”.

“A Lira Santa Rita decidiu, há muitos anos, resistir ao tempo, superar desafios e transformar vidas num trabalho edificante no município. Em nome da diretoria, dos colegas e de todos que admiram e apreciam a banda, agradecemos esta moção honrosa”, finalizou a Presidente, Priscila Ladeira.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) ressaltou a herança cultural e principalmente social da Lira. “O mais importante é seu trabalho junto aos jovens carentes dando a eles condições de participar da Banda e estudar música”.

Ao final da homenagem foi apresentado um vídeo com fotos marcantes da história da Lira Santa Rita.