Vereador propõe homenagem a Lira Santa Rita

por vca — publicado 06/06/2012 11h29, última modificação 11/03/2016 09h09
05/06/2012

O Vereador Lidson Lehner (PR) na reunião ordinária da terça-feira (5), solicitou por meio do requerimento de n° 025/2012, uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário da Lira Santa Rita, ocorrido no dia 22 de maio.

“A Lira Santa Rita é uma banda de música tradicional no nosso município. Está sempre presente em datas comemorativas e religiosas da cidade e por isso merece receber esta homenagem, por ser uma instituição que faz parte da história de Viçosa”, justificou o Vereador.

Lidson Lehner esclareceu que houve um equívoco ao relatarem que a Casa não aprovou a moção de homenagem a Lira. “A moção se quer entrou em discussão na Câmara, dessa forma não houve uma votação”.

O Vereador ainda salientou a importância dos serviços prestados pela Lira Santa Rita ao município. “O projeto social desenvolvido pela Lira oferece gratuitamente aulas teóricas e práticas musicais para crianças, jovens e adultos, sendo uma oportunidade para a população conhecer esta arte. É com grande prazer que iremos homenagear a Lira”.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) reforçou a justificativa do seu colega. “Em nenhum momento se passou nesta Casa a moção. A moção seria em comemoração aos 90 anos da Lira, como não se sabe ao certo a data, houve um questionamento. No entanto, a data não é mais importante do que a instituição, mas é relevante, pois escreve a história da nossa cidade. Enfim, a Lira merece a homenagem pelos relevantes serviços prestados a nossa comunidade”.

A Presidente da Lira Santa Rita, Priscila Daniele Ladeira se manifestou na Tribuna afirmando que a Lira merece a homenagem não pelo tempo de existência, mas pelo importante papel cultural exercido e relevante para o município. “Para nós o tempo cronológico é detalhe, conta mesmo o valor da instituição na história de Viçosa”.