Vereadores recebem alunos do CESEC

por vca — publicado 06/06/2012 17h03, última modificação 11/03/2016 09h09
06/06/2012

“Nosso objetivo é trabalhar a democracia e a liberdade da fala. Viemos exercer a cidadania e pedir o apoio dos vereadores, por meio de uma atividade pedagógica”, destacou a Supervisora e Vice-Diretora do Centro Estadual de Educação Continuada (CESEC) “Dr. Altamiro Saraiva”, Margarida Maria Soares Ramos. Buscando discutir o tema democracia e política, os vereadores receberam alunos e professores do CESEC para um agradável bate-papo na tarde da quarta-feira (6).

A Vice-Diretora do CESEC, Margarida Ramos comentou que a escola foi criada para pessoas que não podem ter acesso diário ao Centro. “São atendidos jovens e adultos que não tiverem acesso ou continuidade dos estudos na idade própria, no ensino fundamental e no ensino médio”.

Ela salientou a importância do Centro de Educação Continuada. “É uma escola aberta para atender as necessidades do cidadão. Gostaríamos que os administradores públicos entendessem isso e não pensassem em fechar a nossa escola”.

Margarida completou: “a nossa parceria foi feita da seguinte forma, o Estado é responsável pelos funcionários e recursos estruturais e o município por ceder o espaço físico, mas estamos preocupados com relação à possibilidade do nosso espaço físico ser cedido para outra atividade do município”.

“Viemos solicitar o apoio dos vereadores na nossa causa e também buscar um amplo debate, por meio de uma atividade pedagógica. Com o Seminário de formação cidadã queremos incentivar nossos alunos a buscarem e enxergarem uma solução para determinadas necessidades”, finalizou a Vice-Diretora.

O Vereador Lidson Lehner (PR) ressaltou que não existe nada oficial com relação ao possível fechamento da escola. “Estamos atentos a essas situações, o CESEC é importante para a população e iremos apoiá-los no que for preciso na luta com o Estado”.

Para a Vereadora Cristina Fontes (PMDB), “o CESEC desenvolve um importante trabalho no município. Temos que valorizar essa importante escola e centro”, pontuou.

O Vereador Marcos Nunes (PT) pretendendo estimular o debate com os alunos destacou a relevância de aulas pedagógicas para o aprendizado. “Exercer a democracia e trazer para perto dos representantes do povo as ideias é válido. No entanto temos que lembrar que o Centro é Estadual, então o Executivo municipal pode alegar que não é de competência dele o que diz respeito à escola, enquanto o Estado empurra a responsabilidade para o município. Precisamos debater as ideias”.

Os alunos apresentaram diversas questões aos vereadores, além de defenderem a importância de manter o CESEC para a educação deles, aos quais não tiveram oportunidade de acesso anteriormente.

Dentre as reivindicações propostas pelos alunos estão: a contratação de um técnico para retornar as aulas de informática; espaço físico do CESEC; escola de tempo integral na comunidade do Pau de Cedro; e segurança no entorno da escola, principalmente no turno da noite.

Os alunos também entregaram ao Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR), um abaixo-assinado solicitando que a Escola Municipal da comunidade do Pau de Cedro não fosse fechada.

O Presidente da Casa pontuou que irá encaminhar ao Prefeito o abaixo-assinado e as reivindicações. “Iremos lutar na medida em que podemos para beneficiar o Centro. Agradeço a presença de todos. Tenho a certeza que realizamos um debate democrático e enriquecedor a nós e aos alunos”.

O Vereador Antonio Elias (PR) sugeriu que a Câmara de Viçosa encaminhasse uma representação ao Estado solicitando apoio e a continuidade da parceria com o Centro. “É uma escola que desenvolve um trabalho satisfatório, junto a pessoas que não tiveram oportunidade, eles merecem o apoio desta Casa”.