Academia Saúde: Professores falam na Câmara

por vca — publicado 10/10/2012 15h26, última modificação 11/03/2016 09h09
14/08/2012

Para discorrer sobre a implantação e benefícios da Academia Saúde, o vereador Ângelo Chequer (PSDB) convidou os coordenadores do Projeto, desenvolvido no bairro Venda Nova, em Belo Horizonte, os professores Aline Leocádio e Rodrigo Donzele para participarem da reunião ordinária desta segunda-feira (13).

Rodrigo explicou aos vereadores o motivo da implantação do projeto em Belo Horizonte e o seu funcionamento, bem como a possibilidade de instalação em Viçosa. “Em abril de 2011, foi lançado o programa Academia da Saúde, que seria uma academia ao ar livre, com a intenção de incluir a prática cotidiana da atividade física em públicos diferenciados e nas áreas de vulnerabilidade”.

Ele salientou que o objetivo principal é aumentar o nível de exercícios físicos da população, promovendo a saúde, a prevenção e a redução de mortes prematuras por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), como doenças cardiovasculares, infarto, derrame, câncer e diabetes. “A ideia é criar espaços adequados, oferecer orientação nutricional, oficinas de artes cênicas, dança e palestras para toda a população”.

O professor comentou também que já foi verificada uma melhora na qualidade de vida das pessoas que participam do projeto e que tudo é feito sob a orientação de um profissional adequado. “A Academia Saúde dá todo o suporte à população, temos profissionais qualificados para fazer a avaliação física, manutenção dos aparelhos e todo o acompanhamento, pois estamos atentos à saúde e ao bem estar dos participantes”.

Ele ainda destacou que para participar do projeto não tem idade, “é para qualquer pessoa”, e é gratuito. “O interessante é que a própria comunidade ajuda com os equipamentos, que são feitos com materiais recicláveis, como garrafas pet e cabo de vassoura”.

Para finalizar, Rodrigo falou do interesse em implantar o projeto em Viçosa. “O ganho será para a população que terá acesso a exercícios físicos, gratuitamente, o que acarreta, consequentemente, em uma melhor qualidade de vida”.

Os vereadores parabenizaram a iniciativa de Ângelo pelo convite e ficaram entusiasmados com a ideia de poder implantar o projeto no município.

Respondendo ao questionamento do Plenário, Rodrigo falou sobre os baixos custos de implantação e manutenção em contraposição com as vantagens que proporciona as pessoas envolvidas.

“Temos que implantar um projeto desse em Viçosa; precisamos falar com os Gestores Públicos, mostrar como funciona. Seria muito importante para a nossa população ter essa oportunidade”, afirmou Ângelo.

O Presidente da Câmara, vereador João Batista Teixeira (PR) disse acreditar que qualquer prefeito que assuma no próximo ano terá interesse. “O projeto em Viçosa dará oportunidade para as pessoas carentes terem acesso a academia, a hábitos saudáveis e a um acompanhamento profissional”, disse.