Animais Abandonados: Câmara realiza Audiência Pública

por vca — publicado 10/10/2012 15h41, última modificação 11/03/2016 09h09
13/09/2012

Na noite da última quinta-feira (13) a Câmara foi palco de audiência pública para tratar sobre o tema de “animais abandonados”, por meio do requerimento de n° 035/2012, de autoria da Vereadora Cristina Fontes (PMDB).

A Presidente da audiência, Cristina Fontes agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da discussão do tema. “O nosso objetivo hoje é debater medidas para sanar o problema, bem como a possibilidade de reativação do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMDEA). Os animais abandonados tem sido um problema no nosso município, e com a ajuda de voluntários e pessoas que tem dedicado seu tempo o problema diminui, mas muito ainda precisa ser feito e queremos discutir as possibilidades”.

Em seguida a Secretária de Saúde, Rita Gomide destacou a função da secretaria com relação ao problema. “Estamos fazendo um convênio com a Sovipa, porque sabemos da dificuldade deles em cuidar de todos os animais. A secretaria de saúde tem como função a vigilância sanitária e temos cumprido nossa parte”.

O Secretário de Fazenda, Waldir Batalha também salientou o trabalho da secretaria. “A Secretaria Municipal de Fazenda é responsável em abastecer e realizar a manutenção do canil, além de capturar os animais quando há solicitação”.

Para o Professor da UFV e responsável técnico do canil municipal, Tarcízio de Paula, a parceria entre a Prefeitura, a Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa), a UFV e a Univiçosa tem trazido bons resultados. “Está sendo realizado um bom trabalho no canil municipal, graças a essa parceria”, destacou.

A Assessora de Relações Públicas da Sovipa, Ânkara Romeiro justificou a solicitação da audiência. “Os animais soltos nas vias públicas é um problema crônico e socioambiental, nós viemos apresentar o que acreditamos ser a solução para o mal, visto que existem poucas ações do poder público, até o momento, voltadas para o problema”.

Ela explicou que o crescimento indiscriminado do número de cães e gatos vagantes representa risco à saúde pública, já que expõe a população a vários tipos de zoonoses, como raiva e leptospirose, além de que podem provocar acidentes de trânsito ou de agressão, bem como poluição devido aos seus dejetos que são depositados nas ruas e os lixos que são revirados.

“A forma como os proprietários lidam com os seus animais, muitas vezes o descartando como objetos, ou os deixando livres para circular pelas ruas, contribuindo para a procriação indiscriminada, são os motivos pelos quais há tantos animais vagando pelas ruas”, ressaltou.

Partindo deste contexto, Ânkara apresentou algumas medidas para controle efetivo do crescimento da população canina e felina. “Nosso plano de castração em massa prevê a esterilização de cerca de 70% dos animais sem dono e semidomiciliado, meta que pode ser alcançada em médio prazo, castrando-se cerca de 10 a 20% destas populações anualmente. Para Viçosa, pretendemos castrar por bairros e comunidades rurais deslocando os animais preferencialmente errantes (que não tem donos) até o Canil Municipal e os animais semidomiciliados ao Hospital Veterinário da Univiçosa”.

Ela ainda salientou que: “os cães errantes serão, após esterilização, encaminhados para o Centro de Adoção da UFV ou liberados após vacinação e sanitização. Para abranger os municípios vizinhos será necessária aquisição de material permanente e contratação de mão de obra especializada, que poderia ser feito via consórcio intermunicipal”.

“Juntamente com o plano de castração propomos a implementação de ações educativas e guarda responsável de animais com o  objetivo de conscientizar os proprietários sobre os cuidados mínimos que os seus cães e gatos devem receber para garantir o bem estar destes animais e o controle de doenças e infestações por parasitas que comprometem a saúde do animal e do homem; conscientizar a importância de se restringir o acesso dos animais às ruas; desmitificar a castração para aumentar a adesão da população ao programa de esterilização”, completou Ânkara.

Os Vereadores presentes, Ângelo Chequer (PSDB) e Marcos Nunes (PT) comentaram a importância da Sovipa e das medidas sugeridas, bem como a possibilidade do aumento da subvenção recebida pela sociedade, tendo em vista que não é suficiente para cobrir boa parte dos gastos da associação.

Em seguida, houve intensa participação popular, em que dúvidas foram sanadas.

Para finalizar a Vereadora Cristina Fontes, pontuou alguns encaminhamentos. “Precisamos levar essas medidas adiantes, gostaríamos de um apoio do poder público com relação as medidas propostas pela Sovipa; a reformulação do COMDEA; a possível parceria com Consórcio Intermunicipal de Saúde para ter uma participação efetiva e responsável dos Prefeitos das cidades vizinhas; e a proposta pela Câmara do aumento de subvenção para a Sovipa. Além de que qualquer ajuda voluntária é bem vinda”.

Além dos já citados, participaram da Audiência, a Presidente do Conselho Municipal de Saúde e de Assistência Social, Jeane Cupertino Ferraz; o Professor e Coordenador do Curso de Medicina Veterinária da Univiçosa, Marcelo Dias; o Representante da UMAM, Frank Paiva; os representantes das Prefeituras de Paula Cândido e Araponga, Benjamin Milagres e Shirley Rodrigues, respectivamente; e o Diretor de Logística e Segurança da UFV, Belmiro Zamperlini.