Câmara empossa Joaquim Tristão

por vca — publicado 11/10/2012 14h36, última modificação 11/03/2016 09h09
09/07/2012

Na manhã desta segunda-feira (9), aconteceu em reunião extraordinária a posse do Vereador Joaquim Tristão da Silva (PSDC) que assume a cadeira, na Câmara de Viçosa, do Vereador João Januário Ladeira (PR).

Devido à mudança de partido do Vereador João Januário Ladeira que era filiado ao Partido Social Democrata Cristão (PSDC) e transferiu para o Partido da República (PR), o suplente, Joaquim Tristão entrou com um pedido da cadeira de vereador. Conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TER), no dia 18 de junho, foi decretada a perda do cargo.

Em carta encaminhada ao Legislativo municipal pelo TRE, no dia 29 de junho, foi comunicado ao Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) que no prazo de 10 dias fosse realizada a posse.

O Secretário da Mesa Diretora, Vereador Antonio Elias (PR) e a Vereadora Cristina Fontes (PMDB) conduziram o Vereador Joaquim Tristão ao Plenário da Câmara. Estiveram presentes também, o Presidente da Casa, João Batista Teixeira e o Vereador Marcos Nunes (PT).

Os colegas parabenizaram e ofereceram apoio ao vereador empossado. O Presidente da Câmara disse que se solidariza com João Januário Ladeira, e deseja boas vindas a Joaquim Tristão, que chega na bagagem com a  experiência de três mandatos consecutivos como vereador.

Ele ainda justificou: “a posse só ocorreu hoje por precaução de que não ocorresse nenhuma mudança no processo de cassação do Vereador João Januário Ladeira, que recorreu à decisão do TRE”.

O Vereador empossado salientou: “estou alegre e satisfeito de poder voltar ao Legislativo municipal e poder contar com o apoio de todos”.

Além dos vereadores, participaram da reunião a família e os advogados que atuaram no processo de Joaquim Tristão (foto).

Apesar de ter o mandato cassado, João Januário Ladeira poderá concorrer as eleições municipais de 2012.