Coelha: Vereador se reúne com SAAE para esclarecimentos

por vca — publicado 10/10/2012 15h34, última modificação 11/03/2016 09h09
12/09/2012

Na reunião do último dia 27, o Vice Presidente da Câmara, Vereador Luís Eduardo Salgado (PDT) fez uma denúncia sobre o vazamento de esgoto em algumas propriedades na zona rural da Coelha.

Na noite da quarta-feira (12), o vereador convocou uma reunião com os representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE) e a Defensoria Pública para tratar a questão e pedir esclarecimentos à autarquia.

Luís Eduardo exibiu algumas fotos que mostram a realidade no local e comentou sobre a espessura da tubulação, que não suporta o fluxo e resulta em vazamento.

Segundo o Diretor Presidente do SAAE, Sânzio Borges, os tubos foram substituídos e as caixas foram tampadas. “É preciso fazer um trabalho socioambiental nas escolas e nos bairros, com medidas preventivas para que o lixo seja depositado no lugar apropriado. Alguns jogam ´qualquer coisa` na rede de esgoto e os tubos acabam entupindo e estourando. O diâmetro é correto. As tampas também caíam com facilidade. A tampa que colocamos agora é mais firme”, afirmou Sânzio.

E completou: “os problemas podem ter ocorrido também devido às intensas chuvas no início deste ano. A força das águas comprometeram algumas caixas e nós não recebemos reclamações”.

O diretor também falou do trabalho com ênfase na despoluição que o SAAE desenvolve. Desde 2000, foram construídos 8km de interceptores, redes paralelas ao córrego onde o esgoto é lançado e levado à estação de tratamento.

O Diretor Técnico do SAAE, José Luís Pereira afirmou que a autarquia pretende fazer cerca de 600m de interceptores, que vão da casa do senhor Francisco Rodrigues, um dos atingidos pelo vazamento, até o Conjunto Habitacional Benjamim Cardoso. “Nossa ideia é tirar o esgoto dessa região e levá-lo ao interceptor principal, para ser tratado”, disse.

Francisco afirmou que o SAAE não deu continuidade as obras da rede de esgoto e que falta manutenção. “Queria o quanto antes, que o SAAE pudesse continuar a canalização. Há muitos transtornos, como a perda de animais e o cheiro insuportável. Na verdade, o interceptor rompeu antes das chuvas do início do ano”, afirmou.

Luís Eduardo finalizou a reunião reiterando o sua verdadeira intenção: promover discussões que levem a soluções imediatas e tangíveis. “Na condição de legislador, estaremos apresentando uma emenda ao orçamento para que pelo menos os próximos 600m possam ser feitos. Precisamos garantir melhores condições à comunidade”, declarou.

Além dos já mencionados, também estiveram presentes o Defensor Público de Viçosa, Glauco Rodrigues e o Assessor Jurídico do SAAE, Ricardo Carraro.