Departamento de Ciências Sociais da UFV e Câmara realizam seminário sobre Eleições

por vca — publicado 17/10/2012 09h43, última modificação 11/03/2016 09h09
16/10/2012

Na reunião ordinária desta terça-feira (16), o Professor do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Diogo Tourino fez uso da tribuna para convidar a população a participar do Seminário que irá discutir as Eleições Municipais- 2012.

O Professor explicou que há alguns meses foi criado por um grupo de pesquisadores de diversas universidades do país, o Laboratório Universitário de Pesquisa e Acompanhamento Eleitoral (LUPA) partindo de um diagnóstico. “Geralmente quem se interessa pelo estudo das eleições no campo da ciência política, acaba se envolvendo nesse mercado que se tornou as eleições. Esse grupo avaliou que isso dificulta a compreensão do processo eleitoral, das instituições políticas e da democracia como um todo e resolveu fundar o laboratório de pesquisa para estudar as eleições do ponto de vista cientifico e acadêmico”.

Ele salientou que a UFV foi convidada a se integrar ao grupo de pesquisa, e que os estudantes do Curso de Ciências Sociais se envolveram ativamente. “Como consolidação deste primeiro momento, será realizado o seminário e gostaríamos de contar com a participação de todos”.

E completou: “manifesto também o meu agradecimento a parceria do Legislativo que está sempre se envolvendo e apoiando o nosso departamento”.

O Seminário é uma realização do Departamento de Ciências Sociais da UFV e da Câmara Municipal de Viçosa, por meio da Escola do Legislativo. Acontecerá nos dia 17 e 18 de outubro no auditório II do PVB, no campus da UFV, a partir das 8 horas.

Na quarta-feira (17), na parte da manhã serão realizados Workshop, o primeiro com o tema “Introdução à metodologia quantitativa e análise de dados eleitorais”, e o segundo “Metodologia qualitativa nos estudos eleitorais”. Pela tarde haverá a palestra “Juventude e Voto” e um debate voltado para “Análise de conjuntura do primeiro turno das eleições municipais 2012”.

Na quinta-feira (18), na parte da manhã acontecerá Workshop com o tema “Cartografia de dados eleitorais” e “Etnografia e política”, e pela tarde a palestra “Gênero e eleições”.

Departamento de Ciências Sociais da UFV e Câmara Municipal realizam seminário sobre eleições  16/10/2012