Moradora questiona falta de medicamentos

por vca — publicado 31/10/2012 10h35, última modificação 11/03/2016 09h09
30/10/2012

Na tribuna livre desta terça-feira (30), a moradora de Viçosa, Ivanice Barbosa falou sobre a falta de medicamentos controlados na rede municipal de distribuição. A moradora sofre desde os 15 anos de epilepsia e faz uso de medicamentos controlados.

Ela explicou na tribuna que segundo uma legislação específica, o epilético tem direito a fornecimento ininterrupto da medicação necessária para o tratamento. “Eu tenho um tratamento sem data previsível de alta, mas isso não me impede de trabalhar e levar uma vida como qualquer outra pessoa”, explicou, contanto que é formada pela Universidade Federal de Viçosa.

Além de expor sua situação pessoal, Ivanice também falou da falta de suporte da Secretaria Municipal de Saúde. Segundo ela, o medicamento não está sendo cedido pela secretaria como a lei obriga.

Os vereadores comentaram a situação e parabenizaram Ivanice por sua exposição.

Marcos Nunes (PT) afirmou ter conhecimento dessa lei mineira que garante o medicamente gratuitamente a pacientes. “O que eu acho mais bacana é que você não está querendo só se ajudar, você está querendo ajudar a todos. Agradeço, pois são pessoas como você que fazem as coisas funcionarem como deveriam”, parabenizou o vereador.

O Vice-Presidente da Casa, Vereador Luís Eduardo Figueiredo Salgado (PDT) se solidarizou com a situação. “Assistimos questões como essa acontecerem aqui. O seu problema de epilepsia não lhe tirou a coragem, o amor próprio ou o amor pela cidade, ao expor o que acontece de negatividade. Já fiz a solicitação para a convocação da farmacêutica da Secretaria de Saúde comparecer na Câmara nesta quarta-feira às 18h para prestar esclarecimentos”, afirmou. Luís Eduardo fez o requerimento n° 045/2012, como membro da comissão de saúde, solicitando que Heluza Martino, encarregada da Farmácia da Prefeitura a comparecer na Câmara.

Tribuna livre questiona falta de medicamentos