Práxis apresenta pesquisa de qualidade de vida dos estudantes da UFV

por vca — publicado 31/10/2012 10h49, última modificação 11/03/2016 09h09
30/10/2012

Práxis apresenta pesquisa de qualidade de vida dos estudantes da UFV

Os representantes da Empresa Júnior de Ciências Sociais, foram convidados pelo vereador Marcos Nunes (PT), por meio do requerimento de n° 042/2012, a apresentarem na reunião ordinária desta terça-feira (30) uma pesquisa sobre a qualidade de vida em Viçosa.

O Professor de Ciências Sociais da UFV, Marcelo Ottoni Durante explicou que a apresentação seria um breve resumo da qualidade de vida dos alunos da UFV e que a intenção é realizar um estudo também da população de Viçosa. “Queremos contribuir fornecendo informações de condições de vida, situação da educação, renda, relações e cultura, buscando maiores condições para cobrar dos gestores e alcançar resultados”.

Ele ainda pontuou a questão dos estudantes serem vistos como arruaceiros. “São mais de 14.000 alunos dentro da UFV, nem todos agem dessa maneira, são públicos distintos e é necessário trabalhar com uma política para conter a desorganização social”.

Em seguida, o aluno e diretor de projeto da Práxis, Empresa Júnior de Ciências Sociais, Douglas Oliveira Dias explicou o objetivo do estudo e apresentou os dados, em gráficos. “Buscamos produzir subsídios para fundamentar uma política de aperfeiçoamento da qualidade de vida dos alunos da UFV”.

O estudo foi realizado com os alunos do primeiro e último período de cursos de graduação da UFV. Sendo os questionários aplicados com 1.303 alunos de 38 cursos no período de maio a setembro / 2011.

Na pesquisa, 66, 5% dos estudantes avaliaram sua qualidade de vida como boa, 27,1 % como muito boa e 6,2% como ruim.

Pelos gráficos percebe-se que grande parte dos alunos mora em república. Na comparação por ano de ingresso na UFV vê-se que os alunos mais novos não moram tanto em república como os veteranos e moram mais em casa alugada pela família.

Entre os principais fatores que a maioria dos estudantes considera relevantes para ter uma qualidade de vida, estão ter acesso à educação, dinheiro, vida sexual ativa, relacionamento amoroso estável, acesso às atividades de lazer, morar perto do comercio e da UFV, fazer atividades físicas, seguir valores espirituais/religiosos, conseguir ajudar outras pessoas, se sentir fazendo parte da comunidade, conviver com a natureza de forma sustentável, ter todos os bens e objetos que desejarem, e poder fazer o que quiser na vida.

Outro ponto interessante da pesquisa foi a avaliação da qualidade de vida x sentimento de segurança, sendo que mais 90% dos entrevistados se sentem seguros durante o dia e a noite.

Foram apresentados também dados como o principal meio de transporte utilizado pelos alunos, as atividades realizadas nas horas de lazer, avaliação da vizinhança, relação com os vizinhos, participação em atividades coletivas, identidade social e religião.

O Vereador Marcos Nunes agradeceu a Práxis. “Agradeço aos meus colegas de curso e ao Professor Marcelo e a parceria estabelecida com o Departamento de Ciências Sociais. Este estudo é extremamente importante, para que o gestor saiba as necessidades da população estudantil”.