Prefeitura e autarquias realizam prestação de contas

por vca — publicado 10/10/2012 15h37, última modificação 11/03/2016 09h09
12/07/2012

A Câmara Municipal foi palco nesta quarta-feira (11), de uma Audiência Pública para prestação de contas por parte do Executivo, dos valores gastos no 1° Quadrimestre de 2012. Também prestaram contas a Câmara Municipal, o Instituto de Previdência Municipal (IPREVI), o Instituto Municipal de Assistência ao Servidor (IMAS) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

A audiência foi presidida pelo Vereador, e Presidente da Comissão de Finanças e Orçamentos, Marcos Nunes Coelho Júnior (PT).

A controladora interna da prefeitura, Glória Aparecida dos Santos, e a chefe de departamento de orçamento e convênios, Cleyde Bitencourt detalhou as despesas de cada Secretaria, comparando o que foi orçado e o que foi gasto, totalizando em R$ 22.946.517 o valor das despesas. As receitas municipais também foram exibidas.

Também foi demonstrado que no mesmo período, o município gastou 22,7% do orçamento com educação e 16,7% com saúde.

A prestação de contas da Câmara Municipal, foi feita pelo diretor geral, Adilson Lima e pela chefe do departamento de contabilidade, Simone de Paula Ferreira (foto). Eles salientaram que “a Casa devolveu ao Executivo no início do ano R$ 131.694,34”.  Até o momento foi gastos com despesas um total de R$ 887.629.

Em seguida, o diretor adjunto do SAAE, Irineu Cassiano Franco expôs os gastos da autarquia, tendo as despesas um total de R$ 2.839.893. Ele salientou que “o sistema de água consome quase 44% da receita do SAAE e o de resíduo solo 19%”.

A assessora contábil do IPREVI, Lucimara Rodrigues da Silva, apresentou o relatório de prestação de contas através de gráficos explicativos. Os dados mostram que as despesas estão menores em comparação com a receita. Sendo o valor total de R$ 1.725.227.

Pelo IMAS, o chefe do departamento de contabilidade, Evair Barbosa comentou e explicou cada um dos dados, os gastos da autarquia totalizaram R$ 1.859.312.

Para finalizar, o Vereador Marcos Nunes agradeceu aos presentes e destacou: “é importante realizarmos esta prestação de contas para estarmos cientes do uso do dinheiro público”.

Além dos já citados, participou também da audiência o Secretário da mesa diretora, Vereador Antonio Elias Cardoso (PMDB).