Projeto de Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é aprovado

por vca — publicado 11/10/2012 14h44, última modificação 11/03/2016 09h09
11/07/2012

Na reunião ordinária desta terça-feira (10) os vereadores votaram e aprovaram por unanimidade, em 1ª votação, o projeto de lei de n° 057/2012 que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de autoria da Vereadora Cristina Fontes (PMDB).

O projeto visa à implementação de políticas públicas para o tratamento adequado dos autistas, englobando desde a implantação do diagnóstico precoce até o encaminhamento das pessoas com autismo para tratamento específico. Quanto mais cedo se iniciarem as intervenções, maiores os ganhos em qualidade de vida.

A Vereadora Cristina Fontes justificou: “fui procurada por pais de pessoas com o transtorno que encontram muitas dificuldades na inserção dos portadores do autismo nas áreas de saúde, lazer e educação. Dessa forma, por meio deste projeto buscamos equiparar o autista às pessoas com deficiência para que ele tenha o apoio necessário e acesso aos serviços públicos”, salientou.

Para finalizar, ela completou: “o nosso objetivo é lutar pelos direitos sociais das pessoas com deficiência mental e autismo, buscando políticas públicas que beneficiem esse grupo social”.