Reunião esclarece denúncia na Tribuna com relação à falta de medicamentos

por vca — publicado 07/11/2012 10h21, última modificação 11/03/2016 09h09
31/10/2012

Na última terça-feira (30), após a moradora Ivanice Barbosa falar sobre a falta de medicamentos controlados na rede municipal, o Vice-Presidente da Casa, Vereador Luís Eduardo Figueiredo Salgado (PDT) fez o requerimento de n° 045/2012, como membro da Comissão de Saúde da Casa, solicitando que a encarregada pela Farmácia da Prefeitura, Heluza Martino, comparecesse a Câmara para esclarecimentos.

Na noite desta quarta-feira (31), o Vereador e o Secretário da Mesa Diretora, Vereador Antonio Elias Cardoso (PR) se reuniram com Ivanice, Heluza e com a Secretária Municipal de Saúde, Rita Gomide. No encontro, várias questões da Secretaria e do caso específico foram esclarecidas.

Segundo Heluza, mesmo que o paciente vá sem a receita, uma pequena quantidade de medicamento é fornecida pela Secretaria para que o mesmo não fique sem. Ela também falou que o medicamento utilizado por Ivanice foi comprada com recurso próprio municipal porque o Governo não mandou. “Compramos porque o Governo não vai mandar mais esse mês. Eles mandaram apenas 800 comprimidos, compramos porque sabemos que não pode faltar para os pacientes”, disse.

Segundo relatado por Ivanice, um estagiário teria tido a ela que o nome dela não constava no cadastro da Farmácia da Prefeitura. Segundo Heluza, este já foi afastado.

Rita afirmou que a denúncia na tribuna foi improcedente e pediu que a população procurasse primeiramente a Secretaria para tentar resolver os problemas. “Queremos dar ao povo tudo que pudermos. Se não é dado é porque realmente está em falta. Tentamos fazer tudo da melhor forma, corremos atrás, falhas existem em qualquer lugar”, justificou.

Luís Eduardo questionou sobre o tempo de validade dos laudos: “Deveria ter um tempo determinado para as pessoas que fazem uso contínuo de medicação. Um médico poderia verificar o tempo ideal de cada laudo. Precisamos agilizar esse processo por meio de lei ou decreto, para que tanto a população quanto a Secretaria se beneficiem”, sugeriu. O vereador também se desculpou pela denúncia.

Reunião esclarece denúncia na Tribuna com relação à falta de medicamentos  31/10/2012