Vereador faz desabafo

por vca — publicado 10/10/2012 14h38, última modificação 11/03/2016 09h09
09/10/2012

Na reunião ordinária desta terça-feira (09), o Líder do Prefeito na Casa,  Marcos Arlindo Pereira (PV), fez um desabafo sobre uma publicação que o colocava como autor de um projeto que instituía o décimo terceiro salário aos vereadores.

Marcos Arlindo esclareceu que o projeto original, n° 71/2012 é de autoria do Presidente da Câmara, João Batista Teixeira. Esse projeto fixa o subsídio dos vereadores para o mandato de 2013/2016 em R$ 5.009,09. “É competência dos atuais membros da Casa fixar os subsídios dos agentes políticos para o próximo mandato. Em conformidade decidiu-se pelo aumento do número de vereadores, que passou de 10 para 15, o que gerará impacto no gasto com pessoal, e que seria mantido o valor do subsídio, aplicando-se apenas a projeção da inflação de 6,5% para esse ano”, afirmou João Batista.

O Vice-Presidente da Câmara, Luís Eduardo Salgado fez o primeiro substitutivo ao projeto, onde determinou os subsídios de todos os agentes políticos do município (prefeito, vice-prefeito, secretários, procuradores e vereadores). Além disso, o substitutivo determina o pagamento do décimo terceiro salário a cada agente.

No substitutivo nº 002, de autoria de Marcos Arlindo, ao projeto original, os valores foram corrigidos, tentando não onerar os cofres públicos. Houve também o substitutivo n° 003, de autoria do Vereador Marcos Nunes (PT), que modificava alguns dos valores.

O projeto original e o substitutivo de n° 001 foram retirados. O substitutivo 002 foi aprovado e o 003 não foi votado porque o anterior já havia sido aprovado, com um voto contrário, de Marcos Nunes e duas abstenções, de Cristina Fontes (PMDB) e Ângelo Chequer (PSDB).

“O título poderia ter sido outros dois: ‘Vereador economiza 21 mil reais por mês’ ou ‘Vereador economiza 250 mil por ano no salário pago aos agentes políticos’. Eu apenas fiz uma modificação ao projeto do Luís Eduardo, pois o município não teria como pagar os valores estipulados por ele. O projeto não é só meu, ele foi aprovado pela maioria dos colegas. O projeto é da Câmara! Não achei justa a publicação. Eu fico feliz por ter economizado esse valor”, desabafou Marcos Arlindo citando publicação em jornal da cidade.

Luís Eduardo também se manifestou sobre o assunto: “Não tive medo de, no mandato passado, votar pelo aumento dos salários dos vereadores porque eu trabalhei muito. Secretário trabalha muito também, por isso apresentei o décimo terceiro salário e o subsídio. Os deputados, por exemplo, recebem. Porque vereador não? Por que me considerar pior que qualquer parlamentar, se aqui exerço minha função, faço meu trabalho?!”.