Vereadora faz projeto em prol da cultura

por vca — publicado 11/10/2012 14h53, última modificação 11/03/2016 09h09
21/08/2012

Desde a audiência pública sobre cultura realizada na Câmara no dia 16 de maio, havia a intenção, por parte da Vereadora Cristina Fontes (PMDB), de transformar o Centro Cultural de Referência e Pesquisa da Cultura Afro Brasileira em utilidade pública.

A Casa de Referência, como é conhecida, está a quatro anos em Viçosa e fui fundada por estudantes, tendo sua sede na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O espaço tem parcerias com escolas municipais e durante toda semana tem programação para os alunos. A pretensão sempre foi alcançar uma comunidade maior, como as comunidades rurais e a comunidade quilombola do Buieié, mas a falta de recursos impede que os projetos sejam levados adiante.

A presidente da Casa de Referência, Andrea Ribeiro de Oliveira, salientou que a cultura do Brasil é a de mestiços. “A cultura brasileira é a cultura do índio, do negro, do pardo. Falar em Brasil é falar do povo, da mistura, por isso o Centro Cultural é tão importante. Nosso trabalho é esse”, disse Andrea.

Na reunião desta segunda-feira (20), foi lido o parecer do Projeto de lei n° 063/2012, de autoria de Cristina, que declara de utilidade pública o Centro Cultural de Referência e Pesquisa da Cultura Afro-Brasileira. Na próxima reunião, entrará em votação.

“Viçosa carece de políticas públicas destinadas à cultura, falamos disso na audiência. Precisamos fomentar o desenvolvimento e acesso a cultura, estreitar laços com a UFV, polo de produção de conhecimento. Um dos encaminhamentos foi mais recursos para a Casa de Referência. Agora o projeto está pronto! Será uma grande conquista para o município”, afirmou Cristina.