Câmara e UFV entregam certificados ao Parlamento Jovem

por vca — publicado 14/11/2012 10h30, última modificação 11/03/2016 09h09
13/11/2012

“Educação cidadã”, foi o tema discutido pelos participantes do Parlamento Jovem na Plenária Municipal e Estadual deste ano. Todos os anos com um tema novo, o projeto busca a conscientização dos jovens para diversas questões atuais.

Na reunião desta terça-feira (13), os participantes, monitores e delegados, receberam o certificado de participação dos vereadores e também puderam se emocionar relembrando os momentos vividos por eles na edição de 2012 por meio de um clipe de fotos.

A relatora de Viçosa, estudante do Colégio de Aplicação da UFV (COLUNI), Gabriele Almeida de Paula, acredita que o PJ incentiva a participação política e transmite a ideia de que o cidadão é capaz  de fazer algo para melhorar a cidade, o Estado ou o País. “De forma bastante interessante, aprendi que política pode ser um assunto mais próximos da vida do jovem e que qualquer pessoa pode participar do Parlamento”, afirmou.

Viçosa contou com sete delegados: Kamila Amaral Vieira, Carlos Henrique Rodrigues Valadares, Nathanny Rosa Dias, Otávio Lacerda de Paula Silva, Gabriele Almeida de Paula, Isabelle Silva Oliveira e Geiziele de Oliveira Silva.

O Presidente da Casa, Vereador João Batista Teixeira (PR), agradeceu a parceria com a UFV e sugeriu que a próxima legislatura mantenha o projeto. “Assim como pude ampliar o número de escolas durante essa gestão, os próximos farão o mesmo. Gostaria de agradecer a todas as escolas participantes e as que não puderam participar. Gostaria de agradecer também os monitores, alunos da UFV. Nós nos sentimos privilegiados por manter esse projeto”, enfatizou.

A coordenadora do projeto pela UFV, Professora Daniela Resende, falou um pouco sobre a proposta do tema e as discussões que ocorreram. Daniela também fez um apelo aos próximos legisladores: “Conheçam o projeto! Ele tem ganhado força nas escolas e os alunos estão cada ano mais interessados. A entrega dos certificados hoje não significa que o trabalho acabou, os monitores continuarão realizando trabalhos semanais”, disse.

Como em todos os anos, a Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFV, Nádia Dutra esteve presente.

O Projeto é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo, e acontece pelo terceiro ano em parceria com as Câmaras Municipais do interior do Estado.

Em Viçosa o projeto está sob orientação da Escola e do Curso de Ciências Sociais da UFV. Em 2012 contou com a participação da Escola Estadual Raul de Leoni, da Escola Estadual Dr Raimundo Alves Torres (Esedrat), e do Colégio de Aplicação da UFV (Coluni).

Câmara e UFV entregam certificados ao Parlamento Jovem