Centro de Tecnologias Alternativas recebe homenagem da Câmara

por vca — publicado 14/11/2012 10h23, última modificação 11/03/2016 09h09
13/11/2012

Por meio do requerimento n° 046/2012, o Vereador Marcos Nunes (PT) solicitou que fosse convidado o representante do Centro de Tecnologias Alternativas – CTA para apresentar os trabalhos realizados com agroecologia em Viçosa e região. O vereador também solicitou a entrega de uma placa em comemoração aos 25 anos da instituição.

O integrante do CTA, Glauco Régis explicou que o centro foi criado pois havia um descontentamento com o tipo de agricultura que se praticava no Brasil. O Centro é uma organização civil sem fins lucrativos e tem a intenção de ampliar a prática da agroecolocia e a produção sustentável na região. Com atuação em 19 cidades da região, o CTA trabalha em torno das maiores unidades de conservação de mata atlântica do Brasil.

Centrado na transição agroecolóogica, o CTA tenta estar junto aos agricultores produzindo nova tecnologia na região. Mas, segundo Glauco, não se restringem a isso. “Para nós não é suficiente só mudar a Zona da Mata, queremos mais. Queremos interferir em políticas públicas, fazer essa ponte, construir com as famílias produtoras essas políticas públicas. A agroecologia nunca está pronta, não há um processo final, estamos sempre em transição”, afirmou.

Na prática do CTA, a troca de experiências é a mais válida. Técnicos, pesquisadores e agricultores, cada um tem seu conhecimento e a horizontalidade do saber é valorizada. Eles acreditam que todos podem aprender e ensinar uns com os outros.

O Centro também desenvolve vários projetos, construindo inovações com essas trocas. Eles trabalham pela igualdade da mulher no campo, igualdade de gênero; trabalham com arte e educação ambiental com crianças; interagem com a juventude do campo, tentando criar perspectivas para esses; há uma interação com o Serviço Social, em trabalhos lúdicos com as crianças e de resgate de vínculos sociais; e com as mães há um trabalho de saúde alimentar.

“Há muitas pessoas interessadas nos alimentos agroecológicos, o desafio é fazer chegar”, afirmou Glauco.

Os vereadores parabenizaram todo o Centro por sua atuação e seus projetos.

Marcos Nunes se disse muito contente em ouvir sobre o trabalho. “Nós devemos muito ao CTA por essas questões de agroecologia. Não acredito em outro tipo de agricultura que não essa”, disse.

O Vereador Ângelo Chequer (PSDB) considerou o trabalho prestado muito importante. “Existe uma lei federal que obriga os municípios a comprarem uma porcentagem para a alimentação escolar do agricultor. Podemos pensar num projeto obrigando uma parcela desses produtos serem orgânicos”, sugeriu.

Centro de Tecnologias Alternativas recebe homenagem da Câmara