Moradora denuncia problemas com estudantes após festa em república estudantil

por vca — publicado 07/11/2012 10h15, última modificação 11/03/2016 09h09
07/11/2012

A representante da Associação de Moradores do bairro de Ramos, Marta Pacheco fez uso da tribuna livre da Casa, na reunião desta terça-feira (6) para fazer uma denúncia de festas de estudantes em repúblicas.

“Estou aqui representando todos os moradores do bairro para relatar os constantes problemas que temos enfrentado com as festas realizadas em repúblicas estudantis nas mediações do Ramos. E acreditamos que esta é uma preocupação que se estende a várias outras localidades de Viçosa”.

Durante seu pronunciamento, Marta apresentou fotos de estudantes embriagados, além de um aparecer nu. “Essas fotos são da última sexta-feira (2), na Rua Salvador D´Antonino, onde ocorreu uma festa em república estudantil, que além de ter perturbado os moradores durante todo o dia, houve moradores que sofreram agressões físicas e verbais”.

Ela pediu o apoio da Casa e dos vereadores para que sejam tomadas providências, com relação a festas e eventos de estudantes na cidade. “É um desrespeito os moradores, inclusive crianças presenciarem essas cenas. Os estudantes têm que ter limite, eles estão na nossa cidade e são muito bem vindos, mas devem ter o mínimo de respeito”, finalizou.

Os vereadores se pronunciaram a respeito do assunto. O Vice-Presidente da Casa, Vereador Luís Eduardo (PDT) salientou que tem sido constante as manifestações de sossego público e que deve buscar uma solução para o problema imediatamente. “Gostaria muito que essa foto que foi trazida por uma das moradoras do bairro Ramos fosse enviada aos pais destes alunos que vem aqui para estudar e não para badernar ou desmoralizar. Não temos o intuito de estar fazendo uma pregação de pureza, mas o cidadão merece o respeito e como já foi dito não existem limites, precisamos encontrar uma solução determinante para este problema”.

O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) ressaltou que o projeto de lei para regulamentar as festas estudantis está sendo pensado e elaborado. “As fotos falam por si, o pós-festa é pior que a festa. Temos que fazer o possível em termos legais, para que esses abusos parem de acontecer. De cerca de 15.000 estudantes, uma grande minoria está denegrindo a imagem de todos. Precisamos dos estudantes, queremos que eles continuem na nossa cidade, mas queremos que eles se portem aqui com respeito”.

O Vereador Ângelo Chequer (PSDB) fez coro aos seus colegas. “Estou indignado com este ocorrido, essa é a nossa elite intelectual e ficar embriagados e correr nu pela rua é um absurdo. Vejo com sendo um regresso e desordem para nossa cidade, não podemos aceitar isso mais. Podem contar comigo, irei vestir a bandeira. Vou convocar reunião com fiscalização da Prefeitura, Polícias Militares e Civis têm que agir e interagir, esses problemas não pode continuar”.

Moradora denuncia problemas com estudantes após festa em república estudantil 07/11/2012