Vereadores discutem festas estudantis e a criação da Associação de repúblicas

por CamaraMunicipal — publicado 21/11/2012 13h47, última modificação 11/03/2016 09h09
20/11/2012

Vereadores discutem festas estudantis e a criação da Associação de repúblicas

Na reunião ordinária desta terça-feira (20) as festas em repúblicas estudantis voltaram a ser tema de debate. O Presidente da Casa, João Batista Teixeira (PR) anunciou que o projeto que regulamenta festas de bebidas liberadas e festas em repúblicas será lido na próxima reunião. “Estive reunido ontem no fórum, com juiz, promotor, defensor publico, vice-reitor da UFV e o tenente da Polícia Militar para discussão da lei. Há tamanha dificuldade em colocar a lei no papel, tendo em vista que temos que proporcionar ao jovem o direito de fazer festas, mas também filtrar os excessos e a degradação. Queremos fazer uma lei que possa ser eficiente e cumprida”, salientou.

Em seguida, o Vereador Marcos Nunes (PT) leu uma carta aberta à sociedade de Viçosa assinada por várias repúblicas, veiculada nas redes sociais. “Eu peguei está carta na rede social e gostaria de fazer a leitura, pois a política tem vários ângulos a ser observado, não é o meu pensamento, mas acho importante a divulgação”.

Na carta, os estudantes propõe a abertura de um diálogo entre o poder público e os estudantes, bem como “o planejamento público. Os poderes municipais devem definir e realizar medidas governamentais que visem contemplar as demandas da população viçosense como também as dos estudantes. A criação de espaços públicos de convivência e entretenimento é uma real necessidade da cidade de Viçosa”, na íntegra.

Além de defenderem a criação da Associação de Repúblicas Estudantis de Viçosa. “Convocamos todas as repúblicas da cidade, grandes ou pequenas para sua composição. Defendemos um movimento heterogêneo e democrático capaz de zelar pelo bem estar das Repúblicas e de seus moradores, capaz de incentivar a participação dos mesmos na política municipal, universitária e estudantil de Viçosa e, acima de tudo, capaz de criar laços efetivos de cooperação entre o Poder Público, o morador e a comunidade acadêmica”.

Para Marcos Nunes, a carta é propositiva. “Acho que a criação desta Associação é extramente interessante para que possamos discutir e ampliar o diálogo. Os estudantes têm razão em falar que não há políticas públicas, é uma questão que precisa ser resolvida. Não admitimos as fotos que foram mostradas de estudantes nus nas ruas e não queremos que as repúblicas continuem perturbando a vizinhança, mas temos que criar espaços para que as festas deles também possam ser realizadas”, destacou.

O Presidente João Batista também se posicionou a favor da criação da Associação de repúblicas. “Com a criação desta Associação, teremos quem acionar para tratar do assunto. Não queremos perder estudantes e jovens, precisamos deles, mas queremos respeito com a sociedade. Há necessidades de se criar espaços, mas também precisamos regulamentar as festas, todas as medidas estão sendo feitas com calma e consciência para equilibrar as ações, não queremos repudiar e nem impor, queremos a parceria e o respeito”.

A Vereadora Cristina Fontes (PMDB) fez coro aos seus colegas. “A criação desta Associação tem um respaldo maior para que possam cobrar do poder público. O que temos criticado são alguns comportamentos, temos que trabalhar espaços públicos para atividades e festas, mas temos que ser compromissados também com a responsabilidade social. A casa esta aberta para ouvir a todos e uma discussão a todos interessados e envolvidos é importante para o enriquecimento do Projeto de Lei”.

Por fim o Vereador Marcos Arlindo (PV) manifestou seu apoio. “ Essa iniciativa por parte do estudantes é interessante para que possamos enriquecer os debates e demonstra também que não temos estudantes interessados somente em fazer festas, mas preocupados com a organização. O que queremos é isto, o respeito a toda a comunidade”.