Veto do Prefeito é quebrado pelos vereadores

por vca — publicado 14/11/2012 10h26, última modificação 11/03/2016 09h09
13/11/2012

Na reunião ordinária desta terça-feira (13) o veto aposto pelo Prefeito Municipal ao Projeto de Lei n° 069/2012 foi quebrado pelos vereadores por 6 votos a 2.

O projeto é de autoria dos vereadores Marcos Arlindo Pereira (PV) e Antonio Elias Cardoso (PR) e visa ampliar a extensão do perímetro urbano, abrangendo a área localizada após a Universidade Federal de Viçosa ligada aos Cristais.

Os autores do projeto justificaram que o crescimento do território é uma necessidade, mas, também é preciso um planejamento urbano.

Antes da primeira votação do projeto, o Vereador Marcos Nunes (PT) sugeriu que uma assessoria técnica fosse contratada para que pudessem esclarecer melhor as vantagens, os benefícios e os custos advindos da ampliação.

Com apenas dois votos favoráveis, da Vereadora Cristina Fontes (PMDB) e de Marcos Nunes, não foi aprovada à análise de uma assessoria técnica.

O projeto foi aprovado em segunda votação, com um voto contrário do Vereador Marcos Nunes, e o pedido de dispensa da terceira votação foi aprovado. O Presidente da Casa, Vereador João Batista Teixeira (PR) e Cristina Fontes não estavam presentes durante a votação.

O Prefeito Municipal vetou os artigos 2°, 3°, 4° e 5° do projeto de acordo com os pareceres da Procuradoria geral do Município e do Conselho Municipal de Planejamento de Viçosa – COMPLAM.

O parecer do Complam decidiu aprovar apenas o artigo do referido projeto, ou seja, a ampliação da zona urbana do Município de Viçosa para área limítrofe a UFV.

Marcos Nunes defendeu seu primeiro posicionamento, e apesar do voto ser secreto, revelou que votaria para manter o veto. “O projeto precisa ser reformulado e se tiver que voltar no próximo ano, que assim seja. Não deveria ter sido votado da forma que foi, precisava de mais discussões e de pareceres de técnicos. Eu quero que o projeto seja modificado, o prefeito está correto sim. Acho que Viçosa tem que crescer mesmo para essa região, mas tem que ser da forma correta, com um bom projeto”, disse.

Cristina Fontes também declarou seu voto favorável a manter o veto, concordando com Marcos Nunes.

O Vereador Ângelo Chequer (PSDB) disse ter debruçado sobre o projeto e vê a importância deste para a cidade. “O trânsito na parte central está sendo afetado, é importante desenvolvermos, discutirmos, quem sabe até construirmos um novo centro mais organizado. Quebrar o veto é o melhor caminho”, afirmou.

Os vereadores Lidson Lehner (PR) e Carlitos Alves (PDT) não estavam presentes na reunião.

Veto do Prefeito é quebrado pelos vereadores