Vereadores pedem por mudança do projeto de reforma administrativa

por vca — publicado 19/12/2012 17h10, última modificação 11/03/2016 09h09
17/12/2012

A reforma administrativa que ocorrerá na Prefeitura no próximo ano já foi debatida pelos vereadores e levado a tribuna pela população.

O Executivo municipal encaminhou a Casa um projeto de lei em que consolida e altera a legislação municipal que dispõe sobre a estrutura administrativa do município de Viçosa, excluindo algumas secretarias e fundindo outras.

O maior questionamento que está acontecendo em torno do tema é a fusão das secretarias de Educação, Cultura e Patrimônio e Esporte.

Na tarde desta segunda-feira (17), por iniciativa dos vereadores eleitos, Geraldo Andrade e Sávio José, e com o apoio do Líder do Prefeito, Vereador Marcos Arlindo Pereira (PV) do Secretário da Mesa Diretora, Vereador Antonio Elias Cardoso (PR) e da Vereadora Cristina Fontes (PMDB), aconteceu uma reunião na Câmara Municipal para tratar o tema.

Os argumentos apresentados evidenciavam a importância da secretaria de educação e o quanto é demandada para que fique junto a outras e todas as citadas sob responsabilidade de um único secretário.

“Falhas acontecem, somos humanos, mas falhas em educação e saúde são graves. A administração acertou quando deixou a Secretaria de Saúde sozinha, mas errou ao fundir a de educação”, pontuou Sávio.

Na mesma tarde, o grupo foi recebido pelo Prefeito, Celito Sari, pelo Procurador do Município, Bento Chiapeta, e pelo Procurador Adjunto, André Chiapeta.

André esclareceu que o projeto foi elaborado sob os moldes do de outras cidades do porte de Viçosa e que foram buscadas informações no Distrito Federal para que o projeto fosse elaborado da melhor forma possível. “O recebimento de recursos não será afetada. Os departamentos continuarão funcionando e cumprindo sua missão. As mudanças não serão tão perceptíveis”, garantiu André.

Os avanços que aconteceram na Secretaria de Cultura com integração de Viçosa no Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o projeto de lei elaborado na Câmara foram lembrados como conquistas que não podem retroceder. Mas o principal objetivo da reunião foi a exposição de argumentos para que a Secretaria de Educação permaneça sem fusões.

Para Antonio Elias o diálogo é importante para que todos tenham uma visão mais ampla da situação. “Por mais que a educação tenha melhorado muito na última gestão, não agrada todo mundo. Avançamos e as críticas continuam. Acho que a proposta da não fusão da educação é positiva”, afirmou.

Apesar de o Prefeito ter afirmado que não acreditava que a Secretaria de Cultura iria sobrecarregar a educação, na tarde desta terça-feira (18), a Prefeitura anunciou que a mudança solicitada foi efetuada, deixando a Secretária de Educação sem fusões.

Na reunião, além dos já mencionados, estiveram presentes o representante do Coletivo 103, Ygor Sas; o coordenador geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Viçosa (Sind-UTE), Paulo Gustavo Grossi da Silva; e a ativista cultural, Jeane Doucas.

Reunião secretarias