Reunião retoma trabalhos para área cultural da cidade

por vca — publicado 17/01/2013 16h16, última modificação 11/03/2016 09h09
16/01/2013

Na noite da quarta-feira (16) representantes da classe cultural de Viçosa se reuniram na Câmara Municipal com a intenção de retomar os trabalhos iniciados em abril do ano passado (2012) para a definitiva adesão do município ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Durante a reunião foi composta uma comissão formada pelos vereadores Geraldo Andrade (PTB) e Sávio José Silva (PT); pelo Chefe do Departamento Municipal de Cultura e Patrimônio, Kleber de Castro; pela Chefe do Departamento Municipal de Turismo, Brenda Santunioni; e demais membros da sociedade civil.

A comissão irá tomar frente das ações a serem feitas no Sistema Municipal de Cultura (SMC), a fim de que Viçosa integre em definitivo o SNC. Sendo o prazo de dois anos, no entanto o objetivo é que a integração seja feita em um ano.

Na próxima quinta-feira, será realizada uma nova reunião com o Secretário Municipal de Cultura, Antônio Luiz Miranda, para dar início à composição do plano de trabalho, que irá nortear a implementação dos demais componentes obrigatórios do SMC.

O Vereador Geraldo Andrade ressaltou a satisfação da classe cultural pelas conquistas da cultura para a cidade. “Essas discussões e as conquistas realizadas no ano passado significam um grande avanço para a política cultural de Viçosa, que está sendo formalizada não só pelo poder público, mas também com a participação da sociedade civil”.

Além dos já citados, participaram da reunião a representante da Lira Santa Rita, Eliana Martins; a jornalista do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofef, Paula Machado; a representante do Departamento de Letras da UFV, Eliana Lopes; o representante do Coletivo 103, Ygor Sas; Patrícia Lima, da Academia Núcleo de Arte e Dança; e a gestora cultural da Casa da Mãe Jeane, Jeane Doucas.

Reunião Cultura