Casas noturnas: Câmara discute fechamento e regularização

por vca — publicado 28/02/2013 16h53, última modificação 11/03/2016 09h09

O encontro realizado na tarde desta quarta-feira (27), à pedido da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública trouxe a Casa os proprietários dos estabelecimentos noturnos da cidade. A reunião, presidida pela Vereadora Marilange Pinto Coelho, Vice Presidente da Câmara, contou com a presença dos Vereadores Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), Edenilson Oliveira (PMDB) e Sávio José (PT) e dos proprietários dos estabelecimentos Galpão, Samsara, Usina Show, Celeiro do Forró, Fazendinha e Flor e Cultura.

O assunto principal discorreu em torno da demora das vistorias feitas pelo Corpo de Bombeiros. Sávio José, também empresário do meio, destacou que "a demora dos laudos técnicos prejudica a economia da cidade que possui uma população universitária que utiliza os locais para o lazer.” Os prejudicados com esse atraso incluem além dos empresários e frequentadores desses locais, os taxistas, os distribuidores de bebida e demais comerciantes relacionados ao empreendimento.

Devido a tragédia na boate kiss, em Santa Maria, no Rio Grande Do Sul, em todo o País vem acontecendo uma grande mobilização dos meios fiscalizadores para que se regularize esses tipos de estabelecimentos. E na cidade de Viçosa não é diferente! O agravante é que o município não possui tal órgão, nesse caso o Corpo de Bombeiros, dessa forma o serviço é prestado pela instituição da cidade de Ubá que também atende outros municípios da região e está sobrecarregada.

Os donos das casas noturnas reivindicam agilidade nos laudos técnicos do Corpo de Bombeiros, já que em sua grande maioria estão com seus projetos prontos para a visita do técnico responsável para liberarem o funcionamento.

A Presidente da Comissão, Marilange Pinto Coelho, ressaltou “a importância do encontro, uma vez que a conversa entre o Legislativo e a classe vem para assegurar maior eficácia na solução da questão". Uma agenda com o Comando do Corpo de Bombeiros, em Ubá, foi solicitada pela Vereadora.