Manifestação: Pró águas contra o Mineroduto na Câmara

por vca — publicado 27/02/2013 12h31, última modificação 11/03/2016 09h09
26/02/2013

Não é de hoje que a população de Viçosa está atenta para os acontecimentos sobre a construção do mineroduto pela empresa Ferrous, que atingirá 22 municípios em três estados Brasileiros. O mineroduto vai invadir uma faixa de terra de 40 metros de largura e 400 mil metros de extensão, além de outras áreas de tamanho semelhante como canteiros de obras, depósito de terra, abertura de estradas.

Após Audiências Publicas e passeatas na cidade nos últimos anos e uma grande mobilização da sociedade civil e órgãos como o IBAMA, UFV, SAAE e o Executivo, houve uma vitória nessa luta, a empresa Ferrous emitiu uma nota na imprensa dizendo que as obras foram adiadas para o ano de 2016.

O estudante de biologia na Universidade Federal de Viçosa (UFV) Luiz Paulo, membro da Entidade Nacional dos Estudantes de Biologia (ENEBIO) e atingido direto pelo mineroduto, retornou a Casa para novamente pedir o apoio do legislativo e da população. Ele também comentou o adiamento da obra, mas pontuou que “é preciso que a cidade continue atenta, a ferrous continua atuando no processo de licenciamento para a instalação do mineroduto, o que será uma tragédia para o nosso município.” Ainda segundo ele a empresa não tem autorização ainda para as obras, motivo para continuar as lutas. “Queremos cobrar dos governantes uma ação coerente. A Ferrous viola os direitos das famílias atingidas não fornecendo informações corretas, obrigam assinar documentos... isso não é correto”, finalizou Luiz Paulo.

A UFV que consome grande parte da agua do São Bartolomeu, foi citada pelo Vereador Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS), que pediu que um representante da  mesma venha à Casa com um laudo e posicionamento sobre a questão do mineroduto.

O vereador Paulinho Brasília  ressaltou, que não pode haver demora da instituição em seu posicionamento, já que ela também é uma das principais interessadas na questão.

O manancial de Turvo Limpo, que é uma alternativa para uma futura falta de água município, também será atingido.

mineroduto