Reunião discute formação do Conselho de Política Cultural do município

por vca — publicado 20/02/2013 09h18, última modificação 11/03/2016 09h09
18/02/2013

E aí o quem tem de legal para fazer no final de semana? Muitos viçosenses fazem essa pergunta. As grandes festas de bebidas liberadas servem de indicadores para mostrar os poucos eventos na área da cultura da cidade, mas quando se fala em bem cultural, não é apenas uma referência a shows, peças de teatro ou música, e sim a de promover o desenvolvimento humano, social e econômico.  Valorizando o patrimônio cultural do município, sendo todo ato, crença, moral, costumes e hábitos de um cidadão que esteja inserido em qualquer sociedade.

Foi nessa realidade que a Câmara Municipal de Viçosa aprovou no ano passado no dia 16 de outubro a lei 2.266/2012 entrando em vigor no mesmo mês. Esse projeto é um plano indicado pelo Minc (Ministério de Cultura) para que os Municípios Brasileiros se adequem para receber diretamente do SNC (Sistema Nacional de Cultura) uma verba de 30 por cento do Fundo Nacional de Cultura (FNC), proporcionando uma maior integração nas políticas públicas culturais implantadas pelo governo, estados e municípios.

Dando sequência a essa empreitada, aconteceu na última quinta-feira (14) a terceira reunião para a elaboração do plano de trabalho do município, que vem para colocar em prática o projeto.

Para receber o apoio do Ministério da Cultura, o projeto é obrigado seguir as indicações do SNC que é adaptado a realidade da cidade, deve seguir alguns requisitos básicos, como uma Secretaria de Cultura que Viçosa já possui. O primeiro passo é a criação de um Conselho de Política Cultural, que dever ser paritário, ou seja, metade dos membros da sociedade Civil e outros de entes Federados, seguido de um Plano Municipal de Cultura e um Sistema Municipal de Financiamento á cultura.

A reunião teve com um dos principais pontos, a criação do conselho municipal e como será feita a eleição dos cidadãos civis, bem como a indicação dos federados, estabelecendo as datas para a votação da equipe que estará à frente dos projetos culturais na cidade.

A Diretora Artística Cultural da Fundação Artística, Cultural e de Educação para cidadania de Viçosa (FACEV), Deise Eclache participou da reunião, sendo o primeiro contato dela com o projeto, que lhe surpreendeu com o engajamento dos presentes e as produtivas discussões para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. “É a partir desta construção coletiva que produziremos mais cultura, hoje considerada motor de desenvolvimento dos municípios. Com recursos estaduais e federais, Viçosa terá mais visibilidade e os viçosenses terão mais acesso ao universo cultural.”

O vereador Geraldo Andrade (PTB), aponta importância desse projeto e a colaboração de todos para uma excelente construção e resgate da cultura. “O conselho vem para prezar o envolvimento das pessoas, antes mesmo da sua formação, fazendo com que a diversidade de ideias e vivências enriqueçam todo o projeto na sua construção democrática e participativa”.

Foram definidas as datas para a eleição dos representantes civis, nos dias 27/28 de fevereiro serão feitas as publicações dos editais nos jornais, rádio e internet, do dia 1° até ao dia 14 de março será feito o cadastramento dos candidatos e eleitores, vale lembrar que os candidatos devem ter dito algum trabalho na área cultural. E no dia 23 de março será realizada a votação, no período de 13 horas às 15 horas, na Estação Hervê Cordovil (Estaçãozinha).

Além dos já citados, participaram da reunião, o chefe do departamento de cultura e patrimônio, Kleber Gustavo Pincanço Castro; Micheli Micheleti, coordenadora do Museu Histórico, Pinacoteca e da casa Arthur Bernardes; e os ativistas culturais, Jeane Doucas, Marcelo Augusto e Andréa de Fátima Hoelze Martins.