Vereador aponta problemas de PSF´s em bairros do município

por vca — publicado 20/02/2013 12h09, última modificação 11/03/2016 09h09
20/02/2013

Na reunião ordinária da terça-feira (19), o Vereador Helder Evangelista (cherinho) (PHS), trouxe a bancada do Legislativo uma série de fotos dos Programas de Saúde da Família (PSF) dos bairros de Nova Viçosa e Santa Clara, onde mostra os problemas que estão causando transtorno aos funcionários e usuários que moram nessas localidades.

Em Nova Viçosa os problemas mais graves apontados, foram inúmeras infiltrações em grande parte das salas, que podem acarretar problemas respiratórios por causa do mofo nas paredes e teto. A lavanderia do local apresenta uma situação precária, desde uma bancada forrada com plástico e uma maca que é usada para passar roupas. Segundo o vereador, “a segurança também é um ponto importante, durante os finais de semana o local é utilizado como ponto de uso de drogas”.

Já no PSF do bairro Santa Clara, também existe as infiltrações, o local também não oferece acentos adequados para as pessoas, onde muitas sentam no chão ou utilizam os  poucos e precários bancos.

Feitas as observações das péssimas condições de conservação e falta de equipamentos, foram mostradas algumas fotos de um PSF de Monte Celeste distrito do município de São Geraldo, usado com exemplo de posto de saúde modelo. O vereador encaminhou um pedido a Secretaria de Saúde que visite os PSF´s e levem ao executivo os problemas encontrados. “Não podemos deixar que a saúde do município continue dessa forma, precisamos exigir melhorias e manutenção dos Programas de Saúde da Família.”

O Vereador Sérgio Norfino (PSDB) pontuou que esse é uma questão que tem se arrastado durante um tempo, e continuará, enquanto o governo federal não entender que saúde é prioridade, assim como educação. “Cabe a casa e a sociedade como um todo, fiscalizar a real aplicação dos recursos que estão chegando e serão investidos na saúde e educação.”

O Vereador Sávio José (PT) parabenizou o vereador pelo trabalho e salientou que “a saúde do município precisa ser atendida. Que o PSF de São Geraldo possa servir de exemplo para a nossa cidade.”