Vereadores discutem saúde e educação do município

por vca — publicado 06/02/2013 09h39, última modificação 11/03/2016 09h09
06/02/2013

Na reunião ordinária desta terça-feira (05) os principais temas debatidos pelos vereadores foram a saúde e educação do município. Preocupação recorrente desta nova legislatura, a situação da cidade foi discutida por eles.

O vereador João Januário (PR) comentou que recebeu reclamações com relação à falta de médicos na cidade e solicitou que seja feito um encaminhamento para os diretores do Hospital São João Batista e São Sebastião para explicar a falta de anestesista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais de Viçosa.

O presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Luís Eduardo Salgado (PDT) atendendo aos pedidos de seu colega requereu que a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara, presidida pelo vereador Sérgio Norfino (PSDB) apure o fato, a fim de trazer resposta para as dúvidas que foram colocadas pelo vereador João Januário.

O vereador Idelmino Ronivon (PC do B) enumerou algumas verbas que podem ser empregadas no município, tendo em vista a política de educação do governo federal para os próximos dois anos, sendo para abertura de creches, programa de alfabetização, material didático para professores e alunos, reforma e cobertura de quadras, ação continuada da educação do professor, educação integral e ônibus para transportes escolar.

Ele ainda pontuou a questão do fechamento das escolas das zonas rurais da cidade. “A princípio seriam fechadas as escolas da Piúna, Pau de Cedro, Boa Sorte, Córrego Fundo, Paraíso e Tico-Tico. Estive em reunião com a secretária de educação, Gláucia D´Antonino e até dado momento foi fechado a escola da Piúna. Ela ressaltou que está tentando manter as escolas das zonas rurais abertas, porque são centro de educação da comunidade”.

E completou: “no entanto para que as outras escolas se mantenham abertas é necessária a manutenção e as melhorias na estrutura”.

O vereador Marcos Nunes (PT) ressaltou que a discussão da educação no município é ampla e temos que propor soluções para melhorias. “Temos que pensar que existe uma situação econômica complicada, mas a educação é um direito de todos e precisamos lutar por ele”.

A vice presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) apontou as dificuldades em que se encontram, hoje, as escolas da Zona Rural pelo número reduzido de alunos, em decorrência, principalmente, da condição das estradas: "a locomoção dos alunos e professores fica comprometida, mas todas as comunidades estão em reunião com a Secretaria Municipal de Educação".

E afirmou que, a única escola que foi fechada em 2013 é a da Piúna por uma decisão conjunta dos pais e da Secretaria.

Foi solicitado também ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, vereador Geraldo Andrade, um debate mais amplo de educação.

Ambos os presidentes das comissões se comprometeram a se reunir para discutirem e buscarem respostas para os problemas.