Viçosa contará com o Projeto Geração Saúde

por vca — publicado 27/02/2013 12h43, última modificação 11/03/2016 09h09
26/02/2013

Na reunião ordinária desta terça-feira, 26, o Vereador Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB), anunciou que Viçosa em breve contará com o Projeto Geração Saúde, do Governo de Minas. O vereador está a frente do projeto e conta com o apoio do Vereador e Líder do Prefeito, Alexandre Valente (PSD), e da parceria da Secretária de Saúde Rita Gomide e o chefe do Departamento de Projetos Sociais e Esportivos Adailson Abranches.

O projeto consiste na promoção de práticas de atividades físicas, esporte e lazer, orientadas por profissionais de Educação Física em Academias de Ginástica e atividades afins. O objetivo é promover a prática de atividades físicas a jovens na faixa etária de 15 a 19 anos, contribuindo para a melhoria da saúde, reduzindo o sedentarismo e o sobrepeso. Além disso, o projeto também objetiva evitar o uso de drogas, álcool e tabaco pela população envolvida e oportuna também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas e busca estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.

O excesso de peso é um problema que atinge crianças e adolescentes em todo o país, só na Zona da Mata, um em cada cinco jovens na faixa etária entre dez a 19 anos estão obesos ou com sobrepeso. O programa tenta identificar esses adolescentes e trabalhar com eles.

Em Viçosa serão 120 mil reais investidos no projeto que envolverá 200 jovens considerados na zona de risco. Já existe um cadastro no Governo que  identifica esses jovens por meio de um outro projeto também do Governo, o Cultivar, Nutrir e Educar. Mas os jovens também podem se cadastrar nos Postos de Saúde da Família (PSFs).

No estado, o programa atuará em 99 cidades e as atividades começam no mês de março. Em Viçosa são três as academias participantes: Núcleo Serralheria, Núcleo de Arte e Dança e Via Campus. O  Vereador Geraldão ressaltou “Nosso objetivo agora, é readequar o projeto oportunizando a participação de mais 100 adolescentes e de outras acadêmias de nossa cidade. As acadêmias interessadas devem procurar a Secretária do Estado de Esporte e da  Juventude.”

geraldão