Vereador se reúne para discutir recepção aos calouros

por vca — publicado 02/04/2013 17h41, última modificação 11/03/2016 09h09
02/04/2013

Na última quarta-feira (27), o vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB) se reuniu com representantes do Executivo para discutirem a recepção dos calouros da Universidade Federal de Viçosa (UFV) pelos órgãos públicos.

A reunião aconteceu após um primeiro encontro na reitoria da UFV que contou com a participação dos pró-reitores e de representantes do Executivo e Legislativo, que teve como intenção buscar o apoio do município com a chegada dos novos estudantes, visto que dentro da universidade não ocorre trotes, que acabam acontecendo na região central da cidade.

Os presentes traçaram dois pontos para essa recepção, o primeiro de cunho institucional, que será a recepção na rodoviária e a instalação de stand´s informativos nas quatro pilastras, em que os departamentos e as secretarias da Prefeitura irão mostrar os serviços prestados por cada órgão, bem como os direitos e deveres do cidadão. O outro ponto discutido foi a possibilidade de se fazer um trote cidadão, onde os calouros poderão colaborar com algumas demandas da cidade, como plantio de árvores e algum trabalho social nas áreas periféricas, bem como uma caminhada sócio educativa em áreas da cidade.

O poder Legislativo pretende, por meio da Câmara nas Escolas, informar as leis e o código de postura do município, além de mencionar os direitos aos novos universitários.

O Vereador Geraldão reforçou a importância dessa atuação dos poderes públicos na recepção dos calouros. “A promoção dessas atividades é de grande valor, para que se faça uma leitura, enquanto município, de que os novos calouros não são apenas estudantes, mas novos moradores de Viçosa”.

Em paralelo a essa recepção, está programado para acontecer o evento Conexão Jovem, com uma programação cultural e esportiva com promoção de atividades gratuitas ao ar livre, compondo as atividades.

Participaram da reunião, a secretária municipal de políticas sociais, Suely Santos Carvalho; o chefe do departamento de eventos, Ronildo Ferreira; o chefe do departamento de fiscalização, Bruno Bhering; a chefe do departamento de ensino infantil, Maria José de Souza Pena;  a chefe do departamento de habitação e urbanismo, Helandria Medeiros; e o representante do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Edson Bhering.