Vereador visita escolas contempladas com o Projeto Geração Saúde

por vca — publicado 27/03/2013 09h02, última modificação 11/03/2016 09h09
27/03/2013

Na segunda (25) e na terça-feira (26) o Vereador Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB) dando continuidade ao Projeto Geração Saúde, visitou escolas da cidade para entregar uma carta convite aos alunos que foram convidados a participarem do projeto, o momento também foi oportuno para o primeiro contato com futuros participantes.

Em Viçosa serão 120 mil reais investidos no projeto que envolverá 200 jovens considerados na zona de risco. Já existe um cadastro no Governo que  identifica esses adolescentes por meio de outro projeto também do Governo, o Cultivar, Nutrir e Educar. Os jovens também podem se cadastrar no Posto de Saúde da Família (PSF).

O Vereador, acompanhado do responsável técnico das academias Núcleo, Adelon Mota, visitaram cinco escolas da cidade, sendo as Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (ESEDRAT), Effie Rolfs, Santa Rita e Professor Sebastião Lopes, faltando apenas o Raul de Leoni, que está sem aula, devido uma reforma.

Geraldão salientou a necessidade das visitas nas escolas. “É uma oportunidade de identificar os outros possíveis participantes do projeto que não haviam sido cadastrados. Foi possível observar o nível de demanda deste projeto”.

A equipe operacional do projeto participará de uma teleconferência envolvendo todas as partes, Secretaria de Estado de Esporte e Juventude e Secretaria de Estado de saúde; academias; e Secretaria Municipal de Saúde, no CVT do Centev, na quarta-feira (27), a partir das 10h, acertando os últimos detalhes para que o projeto se inicie. Os alunos contemplados devem oficializar o cadastramento até a quinta-feira, dia 28 de março e as atividades se iniciarão no dia 1° de abril, nas academias participantes: Núcleo Serraria, Núcleo Academia e Via Campus Fit.

O projeto consiste na promoção de práticas de atividades físicas, esporte e lazer, orientados por profissionais de Educação Física em Academias de Ginástica e atividades afins. O objetivo é promover a prática de atividades físicas a jovens na faixa etária de 15 a 19 anos, contribuindo para a melhoria da saúde, reduzindo o sedentarismo e o sobrepeso, além de dar oportunidade também a convivência solidária entre as comunidades e estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.

O excesso de peso é um problema que atinge crianças e adolescentes em todo o país, só na Zona da Mata, um em cada cinco jovens na faixa etária entre dez a 19 anos estão obesos ou com sobrepeso. O programa tenta identificar esses adolescentes e trabalhar com eles.