Câmara e UFV realizam lançamento do Parlamento Jovem 2013

por vca — publicado 11/04/2013 18h55, última modificação 11/03/2016 09h09
11/04/2013

Com o Plenário repleto de estudantes, na noite desta quarta-feira (10), a Câmara Municipal de Viçosa realizou juntamente com o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa (UFV) o lançamento do Projeto Parlamento Jovem 2013, que neste ano tem como tema: "Cidades Sustentáveis - Desafio para as Novas Gerações".

Com o objetivo de estimular a formação política dos jovens e criar espaços institucionais de interlocução entre a sociedade civil com o Legislativo. O projeto está em seu quarto ano de edição em Viçosa, sendo desenvolvido pela Câmara Municipal, por intermédio da Escola do Legislativo e em parceria com o Departamento de Ciências Sociais da UFV.

As Escolas Estaduais Dr. Raimundo Alves Torres (Esedrat), Alice Loureiro, José Lourenço de Freitas; Coeducar e o Colégio de Aplicação da UFV (Coluni) são as participantes deste ano, totalizando aproximadamente 200 alunos envolvidos com o projeto.

A Vice-Presidente da Casa, presidente em exercício, e coordenadora da Escola do Legislativo, Marilange Pinto Coelho (PV) ressaltou a importância do trabalho em parceria, realizado pelo Projeto. “Além disso, o Parlamento Jovem traz o valor do respeito, da ética, da participação e da busca constante do exercício da cidadania”.

E completou: “falar de cidadania para o Legislativo é ter vocês, cidadãos ou jovens cidadãos, aqui”.

Em seguida, a Coordenadora do Projeto pela UFV, Professora de Ciências Sociais, Daniela Rezende ressaltou a relevância dessa parceria. “Estamos no 4° ano consecutivo do projeto, isso demonstra a credibilidade do Parlamento Jovem”.

O também Coordenador do Projeto pela UFV, Professor de Ciências Sociais, Diogo Tourino agradeceu a presença dos estudantes. “É importante ver o Plenário cheio, isso demonstra o interesse dos jovens por assuntos diversos, em que eles estão dispostos a discutir e propor ideias”.

A estudante do 3° ano do Ensino Médio do Coeducar, Elenice Cristina da Silva destacou o valor da consciência política para os jovens. “Acredito que o Parlamento Jovem vai ajudar desenvolvermos isso. Os meus pais sempre falam que até na política existe o lado ruim, mas o lado bom também”.

programação do Projeto tem duas etapas: municipal e estadual. A etapa municipal é realizada entre fevereiro e julho, em que acontece mobilizações e cadastros dos alunos nas escolas, reuniões semanais em cada escola participante, atividades, como encontro conjunto e visita à uma Câmara de outra cidade. Nesse período é quando os jovens vão estudar o tema e votar propostas na Plenária Municipal que acontece em junho, para serem encaminhadas à etapa estadual, prevista para agosto, no Plenário da ALMG.

A participação dos alunos do curso de Ciências Sociais, como monitores do projeto é essencial. Nesta edição a parceria do projeto se estende a monitores de cursos de dança, para as oficinas de expressão corporal; e jornalismo, para intensificar a relação com o projeto.

Além dos já citados, participaram da mesa da cerimônia de lançamento, a chefe do Departamento de Ciências Sociais, professora Nádia Dutra; e o vereador Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB), como presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa. Os vereadores, Sávio José (PT), Geraldo Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC), Idelmino Ronivon (PC do B), Marcos Nunes (PT), Paulo Cabral (Paulinho Brasília) (PPS); Sérgio Norfino (PSDB) e João Januário Ladeira (PR), os diretores, professores e alunos das escolas participantes também estiveram presentes.