Câmara realiza sessão solene em comemoração aos 50 anos da Escola Estadual Madre Santa Face

por vca — publicado 22/04/2013 00h49, última modificação 11/03/2016 09h09
18/04/2013

“Quero iniciar a minha fala com um pensamento de Einstein: tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações”, dessa forma iniciou a sessão solene em comemoração aos 50 anos da Escola Estadual Madre Santa Face, a Vice-Presidente da Casa, e autora do requerimento, Marilange Pinto Coelho (PV), na noite da quarta-feira (17).

Em seguida, a ex-aluna da Escola, Gabriela Dias Evangelista deu seu depoimento. “Estudei cinco anos nessa escola, que me trouxe muita alegria. Nela eu aprendi muitas coisas, graças às professoras e professores que dão o melhor de si, fazendo de tudo para ver os seus alunos aprendendo e se dedicando ao estudo, além da diretora e das cantineiras. Neste ano de 2013 a escola está completando 50 anos de pura dedicação, ensino, carinho e amor pelos seus alunos”.

A sessão solene que contou com a participação de funcionários da Escola, homenageou a Diretora, Maria Aparecida de Jesus Souza; as ex-Diretoras, Maria das Graças Salgado, Maria de Lourdes Santana Castro, Maria do Carmo Salgado; a funcionária mais antiga, Maria Madalena de Souza Cruz; e a professora mais antiga, Marlene Santana Pinto Coelho Evangelista.

A Diretora, Maria Aparecida dirigiu algumas palavras aos presentes: “é muito bom comemorar 50 anos de bons resultados. Reconhecer a nobreza do trabalho educativo é muito sublime, e tal reconhecimento sensibilizado com a homenagem que ora recebemos dos integrantes desta Casa, engrandece mais ainda nosso trabalho e as comemorações do momento”.

Ela também agradeceu a todos que ajudam a escola a oferecer um ensino de qualidade. “Queremos ressaltar o empenho dos professores, dos funcionários, cada um na sua função, dos alunos e ex-alunos, razão de ser da nossa escola, dos pais membros no colegiado escolar, da SRE e SEE, dos nossos colegas inspetores escolares, pela responsabilidade que aqui se fez história, pela participação nas ações da escola para o alcance das metas acordadas”.

No ano de 2011, a Escola Estadual Madre Santa Face obteve o nível de proficiência, atingido a nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Sendo premiada na categoria do nível dos anos iniciais e fundamental a melhor escola da Secretaria Regional de Educação de Ponte Nova.

A Vice-Presidente, Marilange Pinto Coelho pontuou: “quero parabenizar a todos profissionais desta escola que trazem de forma coletiva e comprometida a missão desta instituição de ensino, que está sempre pautada em promover a formação integral das crianças e seu crescimento moral, intelectual e cultural com vista em possibilitar que sejam cidadãos, ativos e comprometidos com a sociedade”.

O Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT) salientou a representação da Escola Madre Santa Face para a educação do município. “A escola de vocês talvez seja a pior em estrutura física, mas quando entramos para dentro dessa escola, existe um mundo mágico, em que os professores e funcionários são unidos, e isso faz toda a diferença. Que vocês ensinem a todas as outras escolas esse segredo e que a educação seja aplicada da mesma maneira em todas”.

Para finalizar a cerimônia, os funcionários, alunos, professores e diretores da escola, cantaram o hino, que foi escrito por Maria de Lourdes Santana Castro e de melodia do Maestro Francisco Salgado Amorim. “Nossa escola que é tradição. Nessa terra Viçosa querida. Santa Face teu nome irradia. A ternura, a cultura és guarida”, o refrão do hino.

Além dos já citados, participaram da sessão solene, a Chefe do Departamento de Educação Infantil, representando a Secretária de Educação e o Prefeito, Maria José Pena; a Inspetora de Ensino, representando a Superintendente Regional de Ensino de Ponte Nova, Marli Aparecida Franco; e os vereadores, Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB); Helder Evangelista (Cherinho) (PHS); Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) (PPS).