Dia mundial de Conscientização do Autismo é assunto na tribuna livre

por vca — publicado 03/04/2013 12h27, última modificação 11/03/2016 09h09
03/04/2013

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a Câmara recebeu na tribuna livre da reunião ordinária desta terça-feira, Tereza Batalha, mãe de dois portadores do autismo que divulgou o trabalho da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e também falou sobre essa disfunção.

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento, também chamado de transtorno do espectro autista, caracterizado pelas alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento, que levam a dificuldades adaptativas e aparecem antes dos três anos de idade, podendo ser percebida, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida.

“Sou mãe de duas crianças autistas que foram educadas pela APAE e os dois se deram muito bem. O autismo é uma síndrome muito complexa, mas com apoio e a assessoria da APAE aos meus filhos, eles conseguiram se dar bem”, ressaltou Tereza.

Tereza destacou o trabalho da APAE no município. “A APAE não é um lugar somente de acolhimento, lá existe profissionais qualificados e com técnicas para trabalhar com os excepcionais. Podem ter certeza que o trabalho feito pela associação funciona e dá certo”.

“Neste dia, acredito ser importante que as pessoas entendam o que é o autismo e reconheçam o valor da APAE que é feito neste trabalho”, finalizou.

Os vereadores comentaram a respeito do pronunciamento. A Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) reforçou o apoio da Câmara a APAE. “Quero deixar todo o meu respeito e admiração a APAE, nós sabemos de toda a capacidade dos funcionários da associação. A Casa sempre será parceira, o que a APAE precisar, nós iremos buscar e correr atrás”.

O Vereador Marcos Nunes (PT) parabenizou o trabalho. “A APAE é uma escola que tem tecnologia social, tiro o chapéu para os funcionários e também para os pais que apoiam este trabalho”.