Reunião com Executivo esclarece questionamentos dos Vereadores

por vca — publicado 10/04/2013 13h45, última modificação 11/03/2016 09h09
10/04/2013

Na reunião entre o Legislativo e o Executivo nesta ultima sexta feira (05), trouxe uma série de questionamentos levantados pelos Vereadores. Os principais apontamentos foram os problemas na área da saúde, a falta de planejamento do município e a demora na entrega de documentos necessários para aprovação de projetos na Câmara.

O planejamento municipal, os recursos e como serão gastos pontuaram as discussões. Todos os problemas colocados tiveram respostas. O Vereador Sávio José (PT), pontuou na Reunião Ordinária desta terça feira (09) que “espera que essas respostas virem ações. Foram abordados temas de educação, cultura, lazer e saúde. Foi cobrada organização, que vai de encontro ao Plano Diretor que vem sendo discutido desde 2008 e ainda não houve resposta. Recebi a informação de que esse plano já está no Instituto de Planejamento do Município (IPLAM).”

Sávio também perguntou sobre o atraso no envio de documentos solicitados pela Câmara, e sobre a Reforma Administrativa. O Prefeito de Viçosa, Celito Sari, ressaltou que “a Ouvidoria do município será colocada à disposição para melhorar o atendimento à Câmara, além da inserção no site dos projetos e de um Portal de Transparência dos gastos públicos".

O Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PC do B)  pediu agilidade e uma maior responsabilidade da Prefeitura na cobrança dos contratos com as empresas que ganham as licitações. O Secretário de Governo, José Antônio de Oliveira salientou que "a burocracia é muito grande, alguns desses processos precisam de autorizações de outros órgãos por isso a demora de algumas obras".

Celito Sari, ainda disse do atraso no pagamento dos salários dos professores, “houve atraso na confecção dos contratos, por isso a demora, um atraso burocrático, mas que já está sendo resolvido.”

O Vereador Geraldo Cardoso (Geraldinho Violeira) (PSDC) pediu explicações sobre a extinção da Secretaria de Agricultura, o prefeito afirmou que “a produção da agricultura no município é pequena, mas de grande importância, e junto com a reforma administrativa levantaremos a questão  do retorno dessa Secretaria.”

O Vereador Sérgio Norfino (Dr Sérgio) (PSDB) ressaltou a falta de infra-estrutura e a questão da saúde no Município. Em resposta, o prefeito colocou os seguintes pontos: “precisamos melhorar o organograma da saúde, precisamos melhorar a organização do município, os secretários tem total autonomia com o direcionamento das verbas, mas falta o planejamento, principalmente na área da saúde que tem um custo elevado”.

Estiveram presentes o Prefeito Celito Sari, o Vice-prefeito Ângelo Chequer, o Presidente e a Vice-presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) e Marilange Pinto Coelho (PV), os Vereadores, Alexandre Valente (PSD), Carlitos Alves (PDT), Edenilson Oliveira (PMDB), Geraldo Cardoso (PSDC), Geraldo Luis Andrade (Geraldão)(PTB), Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), Idelmino Ronivon (PC do B), João Januário (PR), o Secretário da Mesa Diretora, Lindson Lehner (PR), Marcos Nunes (PT), o líder do Prefeito, Paulinho Brasília (PPS), Sávio José (PT), Sérgio Norfino (PSDB), o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Antônio de Pádua Gomes e o Secretário de Governo, José Antônio de Oliveira.