Convidada traz proposta de implantação de Farmácia Comunitária em Viçosa

por vca — publicado 15/05/2013 11h39, última modificação 11/03/2016 09h08
15/05/2013

Na reunião desta terça-feira (14), o Vereador Paulinho Brasília (MD) convidou a farmacêutica, Soraya Carvalho para expor o projeto de criação de uma farmácia comunitária.

“Eu fiz esse convite, pois ela traz uma ideia interessante, ela é farmacêutica. Eu acho que pode estar aqui uma das soluções para a falta de remédios em nossa cidade. Sabe a farmácia que nós temos em casa que raramente iremos utilizar novamente, a Soraya traz a proposta de fazermos uma farmácia comunitária que seria distribuir remédios gratuitamente”, ressaltou Paulinho.

Segundo Soraya, a proposta da farmácia para a implantação no município tem que ter a participação popular.  “Minha preocupação primordial é a sustentabilidade desta farmácia. A farmácia deixa de ser um comércio e passa a ser um serviço de saúde, porém para se regulamentar deve ser via Câmara dos Vereadores”.

A farmacêutica Soraya pontuou algumas questões que permitem a arrecadação dos remédios junto à população. “Existem cinco principais motivos pelos quais há sobras de medicamentos nas casas das pessoas, o primeiro são aqueles medicamentos que você toma e sempre sobram dois ou três comprimidos. O segundo que agora começa minha preocupação e cuidado, é quando o paciente para de tomar o medicamento antes do término da cartela, o farmacêutico é responsável pelo medicamento até o destino final. Um terceiro motivo é quando o paciente passa mal ao tomar o medicamento, dessa forma ele não irá continuar o tratamento. Uma quarta causa é que o medicamento não fez efeito nenhum e o último seria a morte do paciente.”

Partindo deste princípio a farmacêutica explicou que sua ideia é fazer o recolhimento destes medicamentos e redistribuí-lo a população de uma maneira regulamentar.

O Vereador Sérgio Norfino (PSDB) salientou que o tema é importante. “Do ponto de vista médico, para que o tratamento seja efetivo é necessária a medicação e aderência do paciente. Você listou várias justificativas para ter sobras de medicamentos, a outra questão também é a cultura da automedicação, na qual precisamos ter muito cuidado com isso.”

Ele ainda questionou a regulamentação dessa farmácia e disse que a proposta é interessante, mas precisa ser melhor debatida e estudada.