Parlamento Jovem realiza o primeiro encontro conjunto de 2013

por vca — publicado 20/05/2013 17h53, última modificação 11/03/2016 09h08
20/05/2013

Na tarde da sexta-feira (17) o Parlamento Jovem realizou o primeiro encontro conjunto da programação de 2013. Estudantes do Ensino Médio da rede pública e particular de Viçosa se reuniram para a realização de atividades dinâmicas que incentivam a formação cidadã e política.

O evento contou com a participação de Luis Carlos Ludovikus, professor da Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Através de técnicas teatrais o convidado colocou em pauta o sistema político nacional. A atividade abriu o encontro e gerou entusiasmo entre os jovens (fotos).

Após a atividade, os monitores do projeto orientaram a simulação de uma Audiência Pública. A sustentabilidade foi o eixo da atividade, baseada em uma situação fictícia. Através dela os estudantes perceberam a “importância da discussão de temas conjuntamente, conhecendo e interagindo os diversos atores que compõe o cenário político, como o Legislativo, Executivo e os próprios cidadãos” relata Ana Paula Costa, monitora do Parlamento Jovem.

O projeto realizado em parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Câmara dos Vereadores realiza oficinas semanais nas escolas de Ensino Médio Alice Loureiro, Coeducar, Coluni, ESEDRAT e José Lourenço de Freitas. As visitas trazem para o cotidiano dos jovens informações e debates que os preparam para o processo de discussão e decisão política.

Parlamento Jovem realiza o primeiro encontro conjunto de 2013 (2)