Presidente da Câmara pede auditoria na área de saúde

por vca — publicado 29/05/2013 11h20, última modificação 11/03/2016 09h09
29/05/2013

Após vários apontamentos sobre a situação da saúde do município, trazidos pelos vereadores e por membro da sociedade civil, o Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado (PDT) solicitou ao Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Vereador Marcos Nunes (PT), na reunião ordinária desta terça-feira (28), que encaminhe um pedido para que se instale uma auditoria econômica, financeira e patrimonial dentro dos recursos da saúde e dos hospitais.

A Câmara, por meio da auditoria, pretende fazer um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas na área de saúde, com o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas com os objetivos.

Visita aos hospitais

O Vereador Alexandre Valente (PSD) comentou que no final de semana, sábado (25) e domingo (26) juntamente com a o Presidente da Casa, Luís Eduardo Salgado e a Vice-Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) e foram até os hospitais da cidade, após receber telefonemas que a situação estava caótica.

Ele pontuou que no Hospital São João Batista (HSJB) e não tinha médico plantonista. No Hospital São Sebastião (HSS) havia apenas um médico plantonista e uma enfermeira chefe para fazer a triagem e que o recinto estava lotado de pessoas. “Segundo a constituição, saúde e educação é direito de todos e dever de todos os entes da federação (município, Estado e União. Sendo assim, tentamos o contato com o diretor dos hospitais e não conseguimos o atendimento.”

Dessa forma, Alexandre explicou que foi chamada a Polícia e feito um boletim de ocorrência.

E apontou também que “um plantonista trabalhou 24 horas e isso não é condição de trabalho. Não é justo que paguemos um preço tão caro com relação à saúde.”

O Vereador ressaltou que a cidade por ser pólo recebe pessoas de municípios vizinhos. “É sabido também que os hospitais não recebem verbas de determinadas cidades e atendem pessoas dessa cidade, o que torna a situação um pouco delicada”.

Para finalizar, Alexandre salientou que haverá um encontro entre a defensoria pública, Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa e demais vereadores “para que possamos entrar com uma ação cabível para que cada um assuma a sua real responsabilidade. Para que não precisamos passar por essa situação vexatória com pessoas doentes em filas e podendo até vir a óbito.”