Vereador convida população para etapa municipal do CONAE

por vca — publicado 15/05/2013 11h36, última modificação 11/03/2016 09h08
15/05/2013

O Vereador Profº Idelmino Ronivon (PC do B), na reunião desta terça-feira (14), fez um convite para toda a população viçosense para que participem do encontro municipal da Conferência Nacional de Educação (CONAE). O evento será realizado em âmbito nacional em 2014, mas o vereador ressaltou que o

convite para o encontro em Viçosa servirá para traçar metas e direcionamentos para o CONAE nacional.

O encontro acontece nos dias 24 e 25 de maio, os locais ainda serão definidos e divulgados. “O CONAE será um espaço de propostas e regulamentação da educação no município. É um plano constituído pela sociedade civil organizada para nortear a educação brasileira. Ele é um processo, primeiramente acontece a etapa municipal e estão todos convidados a participar.”

O CONAE 2014 será um espaço de propostas para a efetivação do Plano Nacional de Educação (PNE) nos municípios, estados e Distrito Federal.

O PNE é um plano que foi construído pela sociedade civil em 2009 e 2010 para nortear a educação de 2011 a 2020, mas que ainda não foi aprovado no Congresso. Falta ainda a aprovação de 20 metas, sendo uma delas a destinação de 10% do PIB para a educação pública.

O Vereador reforçou o convite. “Nossa etapa municipal está sendo organizada para acontecer nos dias 24 e 25, na sexta-feira, às 18 horas ocorrerá abertura e uma abordagem geral, e no sábado na parte da manhã, terá discussões por eixos temáticos com base no documento referência tirado do Fórum Nacional de Estudantes (FNE) e a eleição dos delegados para a participação na etapa microrregional.

Os organizadores dessa etapa municipal são a Secretaria Municipal de Educação, Sind-UTE, Conselho Municipal de Educação, Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Câmara Municipal de Viçosa e Universidade Federal de Viçosa.