Câmara recebe manifestantes em protesto contra excesso de restrições do Executivo

por vca — publicado 12/06/2013 13h04, última modificação 11/03/2016 09h08
13/06/2013

Com o plenário cheio de manifestantes em protesto contra o excesso de restrições da prefeitura do município, o Presidente da Casa, Luis Eduardo Salgado (PDT) leu a carta de reivindicação a pedido dos mesmos na reunião ordinária desta terça-feira (11).

Segundo eles, o protesto tem como intenção expor a situação atual de Viçosa e a forma como as políticas administrativas locais têm afetado o funcionamento e o desenvolvimento econômico, bem como a predisposição e o acesso a serviços comerciais. Devido às medidas da atual administração para o fechamento após as 2 horas de estabelecimentos – bares, lanchonetes, restaurantes e banheiros públicos-, o que vem a impossibilitar o acesso da população a esses serviços básicos.

Na carta, eles alegam que “tal condição restringe o desenvolvimento da economia local, que se vê limitada em decorrer investimentos financeiros e na subsequente contratação de mão de obra, haja visto que a demanda acaba se tornando defasada para tal”.

E afirmam que “a solução dos problemas não deve ser realizada através de métodos paliativos e ineficazes - como fechamento dos estabelecimentos em uma suposta resposta a diminuição da violência e transtorno público”.

Na reivindicação os integrantes do protesto reclamam dos problemas que tem acontecido paralelo a isso no município, como casos de estupros, assalto a mão armada em horários diurnos, transtornos nos serviços de saúde, além da própria negligência à população em linha de pobreza que se vê distante do desenvolvimento econômico e social, e necessita de medidas que as impulsionem e condicionem a melhorias.

“A cidade de Viçosa-MG precisa de iniciativas públicas que sejam condizentes ao fortalecimento e ao desenvolvimento da sua economia; que devem ser condizentes a geração de empregos, renda e impostos - sendo estes últimos a condicionante para retroalimentação de incentivos e melhoria do município em saúde, educação, segurança pública, além de contemplar questões econômicas, ambientais e sociais.
O município necessita, indubitavelmente, de medidas públicas concretas e veementes que combatam os problemas em suas origens, através de ações que sejam efetivas e coerentes com as necessidades, e reflitam em efeitos positivos no geral. Este é o cerne da discussão que o protesto realizado na presente data deseja promover”, parte da carta na íntegra.

O Presidente da Casa salientou que a reivindicação é algo de direito e que retrata uma série de problemas na cidade. “Não que façamos um momento de média com os estudantes e nem um populismo, mas entendemos que existe um vácuo, existem problemas que estamos tentando solucionar, quem sabe com a ajuda da Universidade Federal de Viçosa nós possamos dar um passo maior”.

O Vereador Sávio José (PT) comentou: “eu falo enquanto morador, cidadão, jovem e comerciante, com relação ao Corpo de Bombeiros não podemos fazer nada, tendo em vista que isso depende da aprovação do projeto, dos engenheiros contratados e de outros fatores. Com relação ao fechamento de trailers, essa Casa pode fazer alguma coisa, apesar de opiniões diversas, nós podemos debater este tema e tentar solucionar. Temos a responsabilidade de escutar, ouvir as partes e debater o problema que a meu ver prejudica e muito a economia local.”

Protesto 2