Parlamento Jovem realiza primeiro CinePJ

por vca — publicado 20/06/2013 11h45, última modificação 11/03/2016 09h08
20/06/2013

Na tarde desta sexta-feira (14), jovens das escolas participantes da edição 2013 do Projeto  Parlamento Jovem (PJ) Viçosa assistiram ao primeiro CinePJ. A sessão de cinema, realizada na Câmara Municipal, exibiu o documentário “Lixo Extraordinário”. Após quatro meses de discussões sobre juventude, política e os sub temas propostos pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o PJ encerra sua primeira etapa na formação cidadã e política dos alunos de Ensino Médio.

A iniciativa teve como objetivo sintetizar os debates sobre o tema "Cidades Sustentáveis" de uma forma descontraída. O filme, do artista plástico Vik Muniz, de 2010, mostra o trabalho  realizado em parceria com catadores do até então maior aterro de lixo do mundo, o Jardim Gramacho. A Vice-presidente da Casa, Vereadora Marilange Pinto Coelho, os Coordenadores do projeto, Monica Bernadi e Diogo Tourino, e o Diretor Geral da Câmara, Adilson Coelho abriram o evento dando boas vindas aos estudantes.

Após a exibição, que contou com refrigerante e pipoca, o convidado Marcelo Oliveira promoveu uma discussão. Professor do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Marcelo abordou questões do documentário e também dos problemas sociais dos aterros sanitários do Brasil. Os jovens debateram e fizeram sugestões. Para a estudante Diovânia Fonseca, o longa “provou que assim como o tema desse ano, é possível sim tornar algo sustentável mesmo que pareça ''lixo'' aos olhos de muitos”.

Na próxima semana, nos dias 25 e 26 acontecem os grupos de trabalho e a Plenária municipal, respectivamente. A plenária que será sediada na Câmara Municipal de Viçosa, marca o calendário do Parlamento Jovem. Serão eleitos os delegados que irão se preparar para a Plenária estadual, que acontece em agosto em Belo Horizonte.

O projeto, que atua nas instituições de ensino E.E. Alice Loureiro, COEDUCAR, COLUNI, ESEDRAT e E.E. José Lourenço de Freitas, entra em uma nova fase. De acordo com Diogo, “no segundo semestre, os monitores retornarão para as escolas com o objetivo de consolidar o trabalho desenvolvido até a plenária. Neste momento cada escola poderá desenvolver projetos sobre o tema pautado no Parlamento Jovem 2013: Cidades Sustentáveis”.