Professor da UFV relata descaso no canil e gatil municipal

por vca — publicado 19/06/2013 11h51, última modificação 11/03/2016 09h08
19/06/2013

Após apresentar uma série de fotos na reunião no último dia, 11, a respeito do grande número de cachorros soltos na cidade e os problemas que esses animais têm causado, o Vereador Idelmino Ronivon (Profº Idelmino) (PC do B) convidou para a reunião desta terça-feira (18), o Professor da UFV, Tarcísio Antônio Rego de Paula, por meio de um requerimento, para esclarecer a situação sobre o canil e gatil municipal e as responsabilidades da Universidade Federal de Viçosa e da Prefeitura.

O Vereador Idelmino justificou seu convite “há alguns meses temos assistido um grande número de cães no centro e na universidade. Em função de todo esse quadro, convidei o professor Tarcísio para que possamos auxiliar na solução dessas questões, pois sabemos que ele é o responsável técnico pelo canil da UFV e esta por dentro de todas as dificuldades enfrentadas."

O professor Tarcísio começou seu relato dizendo que o problema dos cães é de toda sociedade, “o cachorro é um animal que consideramos associado ao homem, uma vez que é um animal criado pelo homem, é a raça que tem a maior diversidade, a responsabilidade é nossa, nós o criamos e temos que encontrar formas de resolver.”

Ele pontuou que Viçosa possui aproximadamente cinco mil cães. "É uma grande parcela, são animais que tem dono e lugar para ficarem, mas ficam livres pelas ruas do município. Outro agravante é que cidades vizinhas têm trazido animais para serem soltos na cidade e também na UFV. O professor relatou que “essa população cresce 15% ao ano e uma das formas para resolver a situação é a castração seletiva em fêmeas, em torno de 750 castrações ano para que estabilize o crescimento populacional desses animais.”

Tarcísio ressaltou que existe um convênio entre a Prefeitura e a UFV, onde o município tem a responsabilidade de fazer a manutenção e a reforma do canil, e o Departamento entraria com a atividade técnica.

“Há alguns anos a Prefeitura procurou o Departamento de Veterinária para que se criasse um convênio, para transformar o canil experimental do departamento, em um canil para o controle de zoonose, que foi durante anos negligenciado  pela Prefeitura. Existindo a necessidade do Ministério Público intervir, o que obrigou a assinatura de um termo de ajustamento de conduta tanto pelo município quanto pelo Departamento para que o convênio pudesse ser efetivado. O documento foi assinado em dezembro de 2009".

O Professor salientou que “diante das cláusulas que existe no termo de ajustamento de conduta que ainda está em voga, o seu não cumprimento gera uma multa de quinhentos reais por dia para o município e a UFV. Não existe um responsável técnico pela prefeitura, eu sou pela UFV, quem é o representante na prefeitura é o Secretário de Fazenda que presta o suporte de manutenção financeira do canil, mas não tem ninguém que faça cumprir os termos do ajustamento de conduta que expirou em 2012."

Ele explicou que é o responsável pelo centro de zoonose, no entanto não está tendo apoio do seu departamento pra fazer o que é necessário. "Eu tenho que castrar cachorro, fazer campanhas educativas e campanhas de adoção. Só queria esclarecer para os senhores que por mais boa vontade que eu tenha, eu não posso levar isso sozinho. Estou sendo responsabilizado por algo que nem meu Departamento e nem o Executivo estão assumindo.”

O Professor finalizou “estou me retirando do meu cargo no canil, já que nenhumas das partes estão se responsabilizando para o pleno funcionamento do convênio e teremos conseqüências graves do não cumprimento dessa situação.”

O Presidente da Casa Luís Eduardo Salgado (PDT) diante da situação solicitou as Comissões de Saúde e Assistência Social e de Agronegócio e Meio Ambiente que fizessem a convocação de uma Audiência Pública, onde os agentes responsáveis estejam presentes e notificando o Ministério Público do acontecimento da mesma.