Vereadores se reúnem com diretores dos hospitais para esclarecimentos

por vca — publicado 05/06/2013 08h48, última modificação 11/03/2016 09h08
05/06/2013

Após visitarem os plantões dos hospitais durante finais de semana, os Vereadores se reuniram na segunda-feira (03) com os diretores dos hospitais do município para esclarecimentos a respeito da falta de médicos.

Na primeira reunião com o Diretor Administrativo do Hospital São João Batista (HSJB), Sérgio Pinheiro e com o Presidente da Fundação Assistencial Viçosense, Antônio José foi exposto aos vereadores que a falta de recursos financeiros prejudica o funcionamento do hospital. Tendo em vista ainda que muitos atendimentos realizados nos plantões do HSJB são procedimentos mais complexos e de custo mais alto.

Foi pontuado que os hospitais recebem recursos para procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para cerca de 70 mil habitantes, não sendo contabilizada na verba a população flutuante de aproximadamente 20 mil habitantes, bem como dos municípios que compõem a microrregião de Viçosa.

Na segunda reunião com o Diretor do Hospital São Sebastião (HSS), José Maria e com a Provedora do HSS, Marisa o problema relatado foi a falta de profissionais para cobrir os plantões, tendo em vista que muitos profissionais não estão aceitando as condições de trabalho ao qual são sujeitos.

Eles salientaram também que a maioria dos atendimentos na emergência do hospital poderia ser realizados nos PSF´s, no entanto nem todos estão funcionando de maneira ou estrutura correta.

A Vice- Presidente da Casa, Marilange Pinto Coelho (PV) destacou que precisam encontrar uma solução imediata para o problema. “Gestores das cidades vizinhas também terão que se moverem, recursos financeiros precisam ser captados, pois a situação da saúde dessa forma que está não pode continuar.”

Para o Vereador Sérgio Norfino (PSDB), a interação e comunicação boa entre os hospitais são essenciais. “A complementaridade é o caminho. Temos que trabalhar em conjunto esses problemas que são devido a vários fatores e responsabilidade do governo municipal, estadual, federal e também dos hospitais.”

O Vereador Idelmino Ronivon (PC do B) ressaltou: “existe a necessidade de se pensar em uma ação imediata, como a melhoria dos atendimentos nos PSF´s e nos hospitais para atrair os médicos, e uma a longo prazo envolvendo as demais cidades vizinhas ao município”.

Para dar continuidade as discussões os vereadores irão se reunir com o Executivo, com os médicos e após realizar uma reunião conjunta para buscar soluções imediatas para essa questão.

Participaram das reuniões, além dos já citados, os vereadores Alexandre Valente (PSD), Carlitos Alves (Meio Quilo), Edenilson Oliveira (PMDB), Geraldo Andrade (Geraldão) (PTB), Helder Evangelista (Cherinho) (PHS), João Januário (PR), Paulo Roberto (Paulinho Brasília) (DM) e Sávio José (PT).

Vereadores se reúnem com diretores de hospitais (2)

Vereadores se reúnem com diretores de hospitais